Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/111742
Título: AS MÚLTIPLAS LEITURAS DO 25 DE ABRIL NA ESCOLA HISTÓRIA, MEMÓRIA E TESTEMUNHO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Outros títulos: THE MULTIPLE READINGS OF THE APRIL 25TH IN SCHOOL: HISTORY, MEMORY, AND TESTIMONY AS TEACHING-LEARNING STRATEGIES
Autor: Bento, Diego Nazareth Chaves São
Orientador: Ribeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio
Serrano, Clara Isabel Calheiros da Silva de Melo
Palavras-chave: Memory; Citizenship; Carnation Revolution; Didactic Strategies; Oral Testimony; Memória; Cidadania; 25 de Abril; Estratégias Didáticas; Testemunho Oral
Data: 30-Out-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: AS MÚLTIPLAS LEITURAS DO 25 DE ABRIL NA ESCOLA HISTÓRIA, MEMÓRIA E TESTEMUNHO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Local de edição ou do evento: Coimbra, Portugal
Resumo: This report results from an internship within the scope of the master’s program in History Teaching for the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education. The research was conducted in two parts: the first addressed activities during Supervised Teaching Practice, and the second focused on the didactic use of History and the Memory of the April 25th Revolution through oral history and collecting students' testimonies as a tool to understand history. The study was conducted with a 9th-grade class.The main objective of the research was to understand how History and the Memory of the April 25th Revolution, collected through student testimonials, could enhance students’ ability to assimilate historical knowledge. The research combined various activities and methodologies to consolidate historical knowledge and develop students’ skills, aiming to analyse the most effective strategy for addressing the History and Memory of the April 25th Revolution in the context of the History discipline.The results of this study indicate that the use of History and the Memory of the April 25th Revolution, collected through student testimonials, can effectively contribute to knowledge acquisition. The didactic strategies employed showed potential when combined with the Oral History approach. This report also suggests ways to overcome real challenges in applying these methodologies in History teaching, highlighting the importance of debates about April 25th, History education, and citizenship.
Este relatório é resultado de um estágio no âmbito do Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. A pesquisa desenvolveu-se em duas partes: a primeira abordou as atividades durante a Prática de Ensino Supervisionada e a segunda tratou da utilização didática da História e da Memória do 25 de Abril através da história oral e coleta de depoimentos dos estudantes como ferramenta para compreender a história. O estudo foi conduzido na turma do 9.º ano.A investigação teve como objetivo principal compreender como a História e a Memória do 25 de Abril, coletadas por meio de depoimentos pelos estudantes, poderiam contribuir para melhorar a capacidade dos estudantes em assimilar o conhecimento histórico. A pesquisa combinou diversas atividades e metodologias para consolidar os conhecimentos históricos e desenvolver competências nos estudantes, visando analisar a estratégia mais eficaz para abordar a História e a Memória do 25 de Abril no contexto da disciplina de História.Os resultados deste estudo indicam que a utilização da História e da Memória do 25 de Abril, coletadas através de depoimentos dos estudantes, pode efetivamente contribuir para a apropriação de conhecimentos. As estratégias didáticas empregadas demonstraram potencial quando combinadas com a abordagem da História Oral. Este relatório também aponta caminhos para superar desafios reais na aplicação prática dessas metodologias no ensino de História, destacando a importância dos debates acerca do 25 de Abril, ensino de História e cidadania.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/111742
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato
DiegoSaoBento_versaofinal.pdf2.69 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons