Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/111661
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSá, Alexandre Guilherme Barroso Matos Franco-
dc.contributor.authorSilva, Carlos César Quintela Vinhal de Pires-
dc.date.accessioned2024-01-08T23:01:22Z-
dc.date.available2024-01-08T23:01:22Z-
dc.date.issued2023-07-12-
dc.date.submitted2024-01-08-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/111661-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO presente texto refere-se ao período de realização do estágio pedagógico, realizado no Agrupamento de Escolas da Mealhada entre setembro de 2022 e maio de 2023, no âmbito do 2º Ciclo do curso de formação de professores de Filosofia no ensino secundário, sendo, essencialmente, constituído por três partes. A primeira parte do relatório abrange os aspetos contextuais do estágio pedagógico: mencionamos e descrevemos a cidade, a escola e a turma em que estivemos envolvidos e na qual desenvolvemos a nossa atividade pedagógica. A segunda parte é constituída por uma descrição narrativa e reflexão da nossa experiência pedagógica e docente, incluindo também as atividades extracurriculares em que participámos, tanto dentro como fora do espaço físico Agrupamento. Por fim, a terceira parte é uma investigação sobre o papel da metáfora no ensino de Filosofia.Esta terceira parte é o cerne de todo o texto, uma vez que, de certa forma, é o tema transversal que está na base de todo o relatório. Com isso em mente, tentámos estudar as metáforas como uma potencial ferramenta didática passível de ser usada por professores para melhorar a experiência de aprendizagem dos seus alunos. Para isso, analisámos o conceito de metáfora e as suas condições de aplicação para que o uso de metáforas seja eficaz no processo de aprendizagem (e para isso é preciso conhecer e reconhecer as suas capacidades e limitações). Portanto, acreditamos que os resultados da nossa investigação fornecem uma estrutura teórica suficientemente abrangente para entender e utilizar metáforas no ensino de Filosofia, oferecendo uma visão prática para professores, ajudando-os no exercício da sua profissão.por
dc.description.abstractThe present text refers to the period of pedagogical internship, which was held at Agrupamento de Escolas da Mealhada, between September 2022 and May 2023, referring to the 2nd cycle of the training course for philosophy teachers, containing, essentially, three parts. The first part of the report covers the contextual aspects of the pedagogical internship: we mention and describe the city, the school and the class in which we were involved in our day-to-day pedagogical activities. The second part is formed by a narrative description and reflexion of our pedagogical and teaching experience, including also extracurricular activities in which we participated, both inside and outside the spatial reference of the school. Finally, the third part is an investigation on the role of the metaphors in Philosophy teaching.This third part is the core of the whole text, given that, in some ways, it’s the transversal topic that underlies the whole report. With that in mind we try to study metaphors as a potential didactic tool that could be used by teachers in order to improve the learning experience of their students. For that, we analyse the concept of metaphor and its conditions of application, so that the use of metaphors is effective in the learning process (and in order to accomplish that we must know and recognize their capabilities and limitations). Therefore, we believe the findings of our investigation provide a comprehensive framework for understanding and utilizing metaphors in philosophy education, offering practical insight for teachers and educators.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectMetáforaspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectDidáticapor
dc.subjectConceitospor
dc.subjectMetaphorseng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectPhilosophyeng
dc.subjectDidacticeng
dc.subjectConceptseng
dc.titleO papel da metáfora no ensino de Filosofiapor
dc.title.alternativeThe role of metaphors in Philosophy teachingeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationAgrupamento de Escolas da Mealhada-
degois.publication.titleO papel da metáfora no ensino de Filosofiapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203451333-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSilva, Carlos César Quintela Vinhal de Pires::0000-0002-2549-5981-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriRodrigues, Elsa Margarida da Silva-
uc.degree.elementojuriSá, Alexandre Guilherme Barroso Matos Franco-
uc.degree.elementojuriMarcelo, Gonçalo Nuno Falcão de Bettencourt Coutinho-
uc.contributor.advisorSá, Alexandre Guilherme Barroso Matos Franco-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File SizeFormat
CarlosSilva_versaofinal.pdf1.46 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

35
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons