Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/111652
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLuís, Ana Alexandra Ribeiro-
dc.contributor.advisorDomingues, João da Costa-
dc.contributor.authorFerreira, Gina Almeida-
dc.date.accessioned2024-01-08T23:01:09Z-
dc.date.available2024-01-08T23:01:09Z-
dc.date.issued2023-10-17-
dc.date.submitted2024-01-08-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/111652-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractThis report was carried out in the scope of the pedagogical internship comprised in the Master’s Degree in English and Foreign Language Teaching in grades 7-12, in the area of specialization of French.In this work, it is presented a critical reflection that has its genesis in the French and English classes taught in two classes of the 8th and 9th grades, respectively. Throughout the internship, the aforementioned classes were applied to the research topic I address in this report, namely “the use of citizenship themes”.I therefore reflect in this report on the relevance of addressing major citizenship themes and how they can be a resource that boosts learning, since they can trigger the students’ interest and therefore, increase their motivation in learning foreign languages.When choosing and preparing the documents related to the topics of active citizenship to be used in the classroom, it was essential to tactfully consider the adaptation of the materials according to the classes, which differed not only in maturity level but also in language level. Likewise, it was important to diversify and adapt the strategies implemented.Overall, and given the limitations that prevented me from carrying out a more in-depth study, the conclusions drawn from this empirical reflection indicate that this resource may prove advantageous, especially because it addresses current content that is also in line with the interests of students in the age groups concerned. However, only a larger sample size would make it possible to achieve more reliable results.eng
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, na área de especialização de Francês.Neste trabalho, é apresentada uma reflexão crítica que tem na sua génese as aulas de Francês e de Inglês lecionadas em duas turmas de 8º ano e de 9º ano respetivamente. Ao longo do estágio, as aulas acima mencionadas foram objeto de aplicação do tema de investigação que abordo neste relatório, a saber, “o recurso a temas de cidadania”. Reflito, por conseguinte, sobre a pertinência em abordar temas de cidadania em aulas de língua estrangeira e sobre o seu papel enquanto impulsionadores das aprendizagens e elemento motivador da aprendizagem de línguas estrangeiras.Na escolha e preparação dos documentos relativos aos temas de cidadania ativa, a serem utilizados em sala de aula, foi essencial considerar cuidadosamente a adaptação dos materiais, tendo em conta tanto o nível de maturidade como também o nível de língua das turmas. De igual modo, revelou-se importante diversificar, bem como adequar as estratégias implementadas.De modo amplo, e atendendo às limitações que me impediram de realizar um estudo mais profundo, as conclusões retiradas desta reflexão de índole empírica indicam que de facto este recurso se pode revelar vantajoso, sobretudo pelo facto de abordar conteúdos atuais consonantes também com os interesses dos/as alunos/as das faixas etárias em questão. Contudo, somente uma amostra de tamanho maior tornaria possível alcançar resultados mais fidedignos.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectforeign language teachingeng
dc.subjectEnglisheng
dc.subjectFrencheng
dc.subjectactive citizenship themeseng
dc.subjectmotivationeng
dc.subjectensino de línguas estrangeiraspor
dc.subjectinglêspor
dc.subjectfrancêspor
dc.subjecttemas de cidadania ativapor
dc.subjectmotivaçãopor
dc.titleO Ensino de Línguas Estrangeiras com recurso a Temas de Cidadania Ativapor
dc.title.alternativeThe Teaching of Foreign Languages using Active Citizenship Themeseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras-
degois.publication.titleO Ensino de Línguas Estrangeiras com recurso a Temas de Cidadania Ativapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203451570-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorFerreira, Gina Almeida::0009-0007-1830-4327-
uc.degree.classification15-
uc.degree.presidentejuriRibeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio-
uc.degree.elementojuriDomingues, João da Costa-
uc.degree.elementojuriLourenço, Mónica Sofia Marques-
uc.contributor.advisorLuís, Ana Alexandra Ribeiro::0000-0002-7869-7835-
uc.contributor.advisorDomingues, João da Costa-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
item.cerifentitytypePublications-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s)

19
checked on May 29, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons