Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/111648
Título: Os desafios da Ciência Aberta: competências para os Profissionais da Informação
Outros títulos: THE CHALLENGES OF OPEN SCIENCE:SKILLS FOR INFORMATION PROFESSIONALS
Autor: Santos, Inês Martins dos 
Orientador: Borges, Maria Manuel Lopes de Figueiredo Costa Marques
Palavras-chave: Open Science; Open Access; University Libraries; Information Professionals; Skills; Ciência Aberta; Acesso Aberto; Bibliotecas Universitárias; Profissionais da Informação; Competências
Data: 30-Out-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: OS DESAFIOS DA CIÊNCIA ABERTA:COMPETÊNCIAS PARA OS PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO
Local de edição ou do evento: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Resumo: The open science movement has introduced many practices aimed at increasing rigor and reliability in science, by being more collaborative, transparent and sustainable, based on the premise that all stages of scientific research must be underpinned by the principles that support the movement, such as transparency, reuse, participation, cooperation, responsibility and reproducibility. It is in this context that university libraries must play a critical role in the scientific research cycle by providing access to quality information while increasing the visibility and impact of the institution, through training actions, scientific research support offices, among other services. In this sense, if a university library is to adopt new services to respond to the demands of the movement, it is necessary for information professionals to bring together a set of specific skills in order to meet the challenges introduced by open science.This dissertation is based on a qualitative exploratory study, with a theoretical part, supported by a literature review, and an empirical part supported by a case study. Its main objective is to identify the services developed by university libraries, identifying the competences of information professionals needed to respond to demands. Different databases were used, including: EBSCO, Web of Science, Scopus and the Portuguese Open Access Scientific Repository. The conclusion is that professional training must go beyond technical skills, and must include skills that enlighten researchers about the importance of open access and its relationship with copyright, data management skills, among others. It is therefore imperative that libraries take on a role in changing the research culture, embracing open science in order to provide services along these lines, since success between information professionals and researchers depends on both parties, as well as the institution itself and its policies on open science. Each organization must move to establish fruitful relationships.The study contributes to helping information professionals develop new skills as well as the services their libraries can offer researchers in terms of managing the data they produce and benefiting from the infrastructures that make the research cycle run more smoothly.
O movimento da ciência aberta introduziu muitas práticas destinadas a aumentar o rigor e a confiabilidade na ciência, por ser mais colaborativa, transparente, sustentável e participativa,baseando-se na premissa de que todas as etapas de uma investigação científica devem estar sustentadas por princípios éticos. É neste contexto que as bibliotecas universitárias devem exercer um papel crítico no ciclo de investigação científica ao fornecerem acesso à informação de qualidade ao mesmo tempo que aumentam a visibilidade e o impacto da instituição, através de ações de formação, gabinetes de apoio à investigação científicas, entre outros serviços. Neste sentido, se uma biblioteca universitária deve adotar novos serviços para dar respostas às exigências do movimento é, necessário que os profissionais da informação reúnem um conjunto de competências especificas de forma a corresponderem aos desafios introduzidos pela ciência aberta. A presente dissertação baseia-se num estudo exploratório de caráter qualitativo, suportadopor uma revisão da literatura que sustenta também a parte empírica do estudo de caso realizado. Tem como objetivo principal identificar os serviços desenvolvidos pelas bibliotecas universitárias, identificando as competências dos profissionais da informação necessárias para responder às exigências. Foram utilizadas diferentes bases de dados como a Library and Information Science Source da EBSCO, a Web of Science, a Scopus e o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal. Como conclusão destaca-se que a formação profissional deve ir além das competências técnicas, deve ir ao encontro de competências que possibilitem esclarecer os investigadores sobre a importância do acesso aberto e a sua relação com os direitos de autor, capacidade de gestão de dados, entre outras. Assim, é imperativo que as bibliotecas assumam um papel de mudança, abraçando a ciência aberta de modo a fornecer serviços nesse caminho, uma vez que o sucesso entre os profissionais da informação e os investigadores depende das duas partes, bem como da própria instituição e das suas políticas relativas à ciência aberta.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/111648
Direitos: openAccess
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