Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/111640
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSá, Alexandre Guilherme Barroso Matos Franco-
dc.contributor.authorPinela, Helena Isabel Neves-
dc.date.accessioned2024-01-08T23:00:50Z-
dc.date.available2024-01-08T23:00:50Z-
dc.date.issued2023-10-23-
dc.date.submitted2024-01-08-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/111640-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractThis paper reports the period of supervised pedagogical practice, carried out at Escola Secundária de Avelar Brotero, in Coimbra, between September 2022 and June 2023. As both the Supervised pedagogical practice, as well as the execution of its report, are requirements to obtain the Master's Degree in Teaching Philosophy in Secondary School, at the Faculty of Arts and Humanities of University of Coimbra.The first part of this internship report is dedicated to the description of the supervised pedagogical practice. It is divided into five chapters, which deal with the legal framework of the teaching profession (chapter 1), the curricular guidelines for the discipline of Philosophy (chapter 2), the educational context of the Secondary School where the supervised pedagogical practice was carried out (chapter 3), the description of the activities developed in supervised pedagogical practice (chapter 4), and ends with a critical reflection on the experience of supervised pedagogical practice (chapter 5).The second part of the internship report deals with a problem raised by the experience of supervised pedagogical practice: the ubiquity of the Digital in the school space. Equipping ourselves with the conceptual apparatus of neurosciences and the research generated in this scientific field over the last 20 years, we seek to show the ways in which the absent presence of digital technological devices at school offer advantages and/or disadvantages to the development and learning of the youngest, with emphasis on the adolescent age group (13-18 years). In line with the considerations of the scientific community on this issue, there are the reflections on the Digital by the contemporary thinker Byung-Chul Han.eng
dc.description.abstractO presente escrito reporta o período de prática pedagógica supervisionada, realizada na Escola Secundária de Avelar Brotero, em Coimbra, entre Setembro de 2022 e Junho de 2023. A prática pedagógica supervisionada, bem como a execução do seu relatório de estágio, constituem requisitos para conclusão do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.A primeira parte do relatório de estágio é dedicada à descrição da prática pedagógica supervisionada. Divide-se em cinco capítulos, os quais tratam o enquadramento legal da profissão docente (capítulo 1), as orientações curriculares da disciplina de Filosofia (capítulo 2), o contexto educativo da Escola Secundária onde realizámos a prática pedagógica supervisionada (capítulo 3), a descrição das atividades desenvolvidas na prática pedagógica supervisionada (capítulo 4), e termina com uma reflexão crítica sobre a experiência da prática pedagógica supervisionada (capítulo 5).A segunda parte do relatório de estágio trata uma problemática suscitada pela experiência de prática pedagógica supervisionada: a omnipresença do Digital no espaço escolar. Munindo-nos do aparato concetual das neurociências e da investigação gerada neste campo científico nos últimos 20 anos, procuramos mostrar de que formas a presença ausente dos dispositivos tecnológicos digitais na escola oferecem vantagens e/ou desvantagens ao desenvolvimento e aprendizagem dos mais novos, com destaque para a faixa etária da adolescência (13-18 anos). Em sintonia com as considerações da comunidade científica sobre esta questão, encontram-se as reflexões sobre o Digital do pensador contemporâneo Byung-Chul Han.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPhilosophy Teachingeng
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectDigitaleng
dc.subjectDevelopmenteng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectEnsino de Filosofiapor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectDigitalpor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titleA Omnipresença do Digital e os Impactos no Desenvolvimento e Aprendizagem dos Alunos.por
dc.title.alternativeThe Ubiquity of the Digital and the Impacts on Students' Development and Learning.eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleA Omnipresença do Digital e os Impactos no Desenvolvimento e Aprendizagem dos Alunos.por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203451597-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorPinela, Helena Isabel Neves::0000-0002-2369-7520-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriRibeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio-
uc.degree.elementojuriSá, Alexandre Guilherme Barroso Matos Franco-
uc.degree.elementojuriFernandes, Anabela Santos-
uc.contributor.advisorSá, Alexandre Guilherme Barroso Matos Franco-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File SizeFormat
HelenaPinela_versaofinal.pdf27.52 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

15
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons