Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/111638
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dc.contributor.advisorSerrano, Clara Isabel Calheiros da Silva de Melo-
dc.contributor.advisorNunes, João Paulo Cabral de Almeida Avelãs-
dc.contributor.authorMatias, João Pedro Oliveira-
dc.date.accessioned2024-01-08T23:00:48Z-
dc.date.available2024-01-08T23:00:48Z-
dc.date.issued2023-10-31-
dc.date.submitted2024-01-08-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/111638-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractThe concept of citizenship has evolved according to social, economic, and political dynamics. In the period of democratic experience in Athens, only a few men held citizen status in ancient Greece. In Rome, citizenship was granted to conquered peoples as a form of integration. The development of the European nation-state and, consequently, increased state control in some areas of society led to greater control over the education system. Political power began to organise the education system and educational curriculum according to their needs. In the current democratic regime, the education system aims at educating young people from a democratic matrix.The inability of the nation-state to solve problems at the supranational level (pollution, terrorism, criminal organisations, and illegal immigration), the degradation of democratic institutions and the process of globalisation led to the redefinition of the concept of citizenship in the latter. The individual should know the governing bodies at various scales (local, regional, national, supranational) and identify differences according to the various existing identities.As for the relationship between History and teaching citizenship, it can bear fruit in knowledge about the complexity of human behaviour in the past. On the other hand, it can foster the questioning of divergent and contradictory narratives. Suppose citizenship education aims to build and develop a democratic society. In that case, it should follow a line of implementation of activities that promote dialogue with and among students, debate and confrontation of fractured issues and dilemmas of our society and promoting decision-making and its justifications. From these indications and assumptions, my study was oriented to the construction of a set of activities in three classes of the 3rd Cycle (7th and 8th years) that aimed to promote debates on important issues of today, decision-making, learning the basic principles of Portuguese democracy and its democratic organs and deepening the relationship between the discipline of history and education for citizenship.eng
dc.description.abstractO conceito de cidadania evoluiu de acordo com dinâmicas sociais, económicas e políticas. No período que vigorou uma experiência democrática em Atenas, na Antiga Grécia só um restrito número de homens detinha o estatuto de cidadão. Em Roma, a cidadania era concedida aos povos conquistados como uma forma de integração. O desenvolvimento do Estado-nação na Europa e, consequente aumento do controlo do Estado em algumas áreas da sociedade, conduziu a um maior controle sobre o sistema de ensino. O poder político começou a organizar o sistema ensino e o currículo educativo de acordo com as suas necessidades. No atual regime democrático, o sistema de ensino visa a educação de jovens a partir de uma matriz democrática. A incapacidade do Estado-nação em resolver problemas ao nível supranacional (poluição, terrorismo, organizações criminosas e imigração ilegal), a degradação das instituições democráticas e o processo de Globalização, levaram à redefinição do conceito de cidadania nos últimos. O indivíduo deverá ser conhecedor dos órgãos de governação às várias escalas (local, regional, nacional, supranacional), identificar diferenças de acordo com as várias identidades existentes. Quanto à relação entre a História e o ensino para cidadania, poderá frutificar conhecimento sobre a complexidade do comportamento humano no passado. Por outro lado, pode fomentar o questionamento de narrativas divergentes e contraditórias. Se a educação para a cidadania visa construir e desenvolver uma sociedade democrática, deverá seguir uma linha de implementação de atividades que promovam o diálogo com e entre os estudantes, o debate e a confrontação de questões fraturantes e dilemas da nossa sociedade, tal como a promoção da tomada de decisões e respetivas justificações. A partir destes pressupostos, o meu estudo orientou-se para a construção de um conjunto de atividades em três turmas do 3.º Ciclo (7.º e 8.º anos) que visaram a promoção de debates sobre questões importantes da atualidade, a tomada de decisão, a aprendizagem dos princípios basilares da democracia portuguesa e dos seus órgãos democráticos e o aprofundamento da relação entre a disciplina de História e a educação para a cidadania.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectHistory Teachingeng
dc.subjectCitizenshipeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectDemocracyeng
dc.subjectDebateeng
dc.subjectEnsino da Históriapor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectDebatepor
dc.titleO Ensino da História e a Educação para a Cidadaniapor
dc.title.alternativeThe Teaching of History and Education for Citizenshipeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationEscola pública de 3º Ciclo do Ensino Básico-
degois.publication.titleO Ensino da História e a Educação para a Cidadaniapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203451775-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMatias, João Pedro Oliveira::0009-0001-6231-9960-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriRibeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio-
uc.degree.elementojuriSerrano, Clara Isabel Calheiros da Silva de Melo-
uc.degree.elementojuriTorres, Marta Maria Porto Silva Frade-
uc.contributor.advisorSerrano, Clara Isabel Calheiros da Silva de Melo::0000-0001-9837-6978-
uc.contributor.advisorNunes, João Paulo Cabral de Almeida Avelãs-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
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