Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/111561
Título: Integração da Emergência Médica Pré-Hospitalar no Ensino Médico Pré-Graduado: Experiência Piloto
Outros títulos: Integration of Pre-Hospital Emergency Care into Undergraduate Medical Education: a Pilot Experience
Autor: Heleno, Daniela Gonçalves
Orientador: Costa, Ana Filipa Cruz e
Palavras-chave: Educação médica; Emergência médica pré-hospitalar; Medical education; Prehospital emergency care
Data: 20-Jan-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Integração da Emergência Médica Pré-Hospitalar no Ensino Médico Pré-Graduado: Experiência Piloto
Local de edição ou do evento: Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra - Azinhaga de Santa Comba, 3000-548 Coimbra
Resumo: Os estudantes de Medicina apresentam poucas oportunidades formativas no âmbito da emergência médica pré-hospitalar (EMPH) e do trauma. Apesar de a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra ter introduzido recentemente, no plano de estudos do Mestrado Integrado em Medicina (MIM), uma Unidade Curricular Opcional de 2º Ciclo designada “Trauma, Emergência e Catástrofe”, revela-se necessário um maior contacto prático para consolidação das competências técnicas e não técnicas abordadas. Tendo em conta o meu gosto por esta área e de modo a completar a minha própria formação académica e perceber a exequibilidade da integração de estágios de observação no Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) no plano curricular do MIM (com carácter opcional), realizei um estágio de 64 horas em diversos meios de emergência do INEM durante os meses de julho e agosto de 2022: 32 horas em Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), 16 horas em Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV), 8 horas em Ambulância de Emergência Médica (AEM), 6 horas em Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e uma visita de 2 horas a uma Ambulância de Transporte Inter-hospitalar Pediátrico (TIP). Considero que foi uma experiência muito proveitosa e de grande utilidade pedagógica, que contribuiu para o meu aperfeiçoamento técnico e não técnico e para o conhecimento desta área da Medicina, pouco abordada ao longo do curso. Acredito que os estágios no CODU e na VMER sejam os mais adequados à realidade de um estudante de Medicina, pois permitem ter uma visão abrangente de todo o Sistema Integrado de Emergência Médica enquanto se observa a atuação do médico como profissional de EMPH, permitindo ao estudante não só compreender quais as competências, valores e atitudes que se espera que o mesmo possua, mas também ampliar a diversidade da sua formação académica.
Medical students have few training opportunities in the field of prehospital emergency care (PHEC) and trauma. Although the Faculty of Medicine, University of Coimbra recently introduced an Elective Curricular Unit called “Trauma, Emergência e Catástrofe” in the Integrated Master’s degree in Medicine’s (MIM) study plan, it is necessary to have more practical training in an effort to improve the technical and non-technical skills learned. Taking into account my interest in this subject, in order to complete my own academic learning and to understand the feasibility of integrating observation internships at the National Institute of Medical Emergency (INEM) in the MIM’s curriculum (as optional), I did a 64-hour internship in several INEM emergency vehicles and facilities during July and August 2022: 32 hours in a Medical Emergency and Resuscitation Vehicle (VMER), 16 hours in an Immediate Life Support Ambulance (SIV), 8 hours in a Medical Emergency Ambulance (AEM), 6 hours in an Emergency Coordination Centre (CODU) and a 2-hour visit to a Paediatric Inter-hospital Transport Ambulance (TIP). I consider that it was a very fruitful experience, with great pedagogic value, thus contributing to an improvement of my technical and non-technical skills as well as to my knowledge of this subject of Medicine, which was poorly addressed during the course. I believe that internships in CODU and VMER are the most suitable to the reality of a medical student, as they allow a comprehensive view of the entire Integrated Medical Emergency System (SIEM) while observing the doctor’s performance as a PHEC professional, allowing the student to not only understand what skills, values and attitudes he is expected to possess, but also to expand the diversity of his academic learning.
Descrição: Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
URI: https://hdl.handle.net/10316/111561
Direitos: openAccess
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