Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/110658
Title: Nada é inantingível se possuirmos a capacidade de aprender
Other Titles: Nothing is unattainable if we have the ability to learn
Authors: Branco, Eduardo José Caetano
Orientador: Correia, Joana Maria da Silva Teles
Keywords: Estágio Pedagógico; Professor; Aluno; Ensino; Aprendizagem; Pedagogical Internship; Teacher; Student; Teaching; Learning
Issue Date: 25-Jul-2023
Serial title, monograph or event: Nada é inantingível se possuirmos a capacidade de aprender
Place of publication or event: Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra
Abstract: No âmbito do Mestrado em Ensino de Matemática no 3. º ciclo do Ensino Básico e no Secundário da Universidade de Coimbra, foi redigido o presente Relatório de Estágio que contempla as atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo 2022/2023, no decorrer do Estágio Pedagógico na Escola Básica e Secundária de Ourém, orientado cientificamente pela Professora Doutora Joana Teles e orientado pedagogicamente pela Professora Eunice Ferreira.O autor deste relatório desenvolveu a sua prática de ensino supervisionado na turma F do 11. º ano, na disciplina de Matemática A, tendo acompanhado o trabalho da Orientadora Cooperante na outra turma que lhe foi atribuída (a turma D do 11. º ano, na disciplina de Matemática Aplicada às Ciências Sociais). O Professor Estagiário lecionou algumas aulas, desenvolveu atividades, participou em diversas reuniões, acompanhou o trabalho realizado por um diretor de turma (o da própria Professora Eunice Ferreira, a quem foi atribuída a Direção de Turma do 11.º D) e acompanhou alunos com aulas de apoio e no Espaço Milage Aprender+.O Estágio Pedagógico é um processo e uma fase de desenvolvimento extremamente importante na preparação de um aluno de um Mestrado em Ensino, e é aguardado e vivido com intensidade proporcional à sua importância. É no Estágio Pedagógico que várias metamorfoses se dão, onde, sem nunca deixar de ser um aluno, se começa verdadeiramente a ser um professor. Este relatório tem como objetivo descrever as aprendizagens feitas e as tarefas realizadas, e apresentar alguns dos materiais produzidos pelo Professor Estagiário neste período tão valioso e fundamental para perseguir o futuro que escolheu de ser Professor.
Within the scope of the Master in Mathematics Teaching in the 3rd cycle of Basic and Secondary Education at the University of Coimbra, this Internship Report was written, which includes the activities carried out throughout the academic year 2022/2023, during the Pedagogical Internship at Escola Básica e Secundária de Ourém, scientifically guided by Joana Teles PhD and pedagogically guided by Professor Eunice Ferreira.The author of this report developed his supervised teaching practice in class F of the 11th grade, in the subject of Mathematics A, having accompanied the work of the Cooperating Advisor in the other class assigned to him (class D of the 11th grade, in the discipline of Mathematics Applied to Social Sciences). The Trainee Professor taught some classes, developed activities, participated in several meetings, accompanied the work carried out by a class director (that of Professor Eunice Ferreira, who was assigned the Class Management of the 11th D) and accompanied students with support classes and at Espaço Milage Aprender+.The Pedagogical Internship is an extremely important process and stage of development in preparing a student for a Master's Degree in Teaching, and is expected and experienced with intensity proportional to its importance. It is in the Pedagogical Internship that several metamorphoses take place, where, without ever ceasing to be a student, one truly begins to be a teacher. This report aims to describe the lessons learned and the tasks carried out, and present some of the materials produced by the Trainee Teacher in this valuable and fundamental period for pursuing the future he chose to be a Teacher.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/110658
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat
EJCB_Relatorio_Estagio.pdf31.28 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons