Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/110638
Título: dotRodas — Design de uma Workshop Itinerante para Promoção das STEAM
Outros títulos: dotRodas — Design of an Itinerant Workshop to Promote STEAM
Autor: Dias, Ana Dulce Gomes
Orientador: Roque, Licínio Gomes
Carvalho, Mariana Seiça Paiva de
Palavras-chave: STEAM; Self-Efficacy; Interaction Design; Transition Design; User Experience Design; STEAM; Auto-Eficácia; Design de Transição; Design de Interação; User Experience Design
Data: 8-Set-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: dotRodas — Design de uma Workshop Itinerante para Promoção das STEAM
Local de edição ou do evento: DEI-FCTUC
Resumo: With the expansion of technology in various sectors, the gender discrepancy in STEAM areas has become notorious, with women accounting for only 35% of students in higher education related to these areas. To help combat this complex problem, we are proposing an itinerant workshop to promote interest in the area, dotRodas. This workshop consists of developing a life-size board game – supported by a robotic mascot – that stimulates a sense of self-efficacy, problem-solving skills and collaboration through notions such as playfulness and scenario-based learning while providing a gender-free environment. The process of creating this workshop included designing and implementing a prototype that brought together the skills and characteristics desired for the workshop model. This was tested through two trials with 10 players, aged between 10 and 12, in order to collect the data needed to analyze its impact on the participants and how well it worked. The results showed that despite the difficulties encountered in the workshop, the participants felt able to carry out the activities, work as a team and felt satisfied during the workshop. This analysis shows that the impact of the workshop on the participants is positive and underpins its potential to evolve and act on the desired problem, creating positive long-term results.
Com a expansão da tecnologia em diversos setores, torna-se notória a discrepância de género nas áreas das STEAM, na qual se verifica que as mulheres representam apenas 35% dos alunos no ensino superior relacionado com estas áreas. Para ajudar a combater este problema complexo, propomo-nos a fazer um workshop itinerante que promova o interesse na área, o dotRodas. Este workshop consiste no desenvolvimento de um jogo de tabuleiro em tamanho real – que conta com o apoio de uma mascote robótica – que estimule o senso de auto-eficácia, as habilidades de resolução de problemas e colaboração através das noções como playfulness e scenario-based learning enquanto proporciona um ambiente livre de género. O processo de criação deste workshop incluiu a conceção e implementação de um protótipo que reunisse as habilidades e características desejadas para o modelo da oficina. Este foi testado através de dois ensaios com 10 jogadores, de idades entre os 10 e 12 anos, com o intuito de recolher os dados necessários para a análise do seu impacto nos participantes e do seu funcionamento.Os resultados mostraram que apesar das dificuldades encontradas no workshop, os participantes sentiram-se capazes de realizar as atividades, de trabalhar em equipa e de sentir satisfação no decorrer da oficina. Esta análise demonstra que o impacto da oficina nos participantes é positivo e fundamenta o potencial que a mesma tem de evoluir e atuar na problemática desejada, criando resultados positivos a longo prazo.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/110638
Direitos: openAccess
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