Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/110597
Título: As Novas Soluções De Micromobilidade Na Transição Para A Economia Circular
Outros títulos: New Micromobility Solutions In The Transition To The Circular Economy
Autor: Correia, Ana Margarida Ferreira
Orientador: Bigotte, João Miguel Fonseca
Pereira, Jorge Fernando Brandão
Palavras-chave: Trotinetes elétricas; Micromobilidade; Mobilidade Partilhadada; Mobilidade urbana; Economia Circular; Eletric scooters; Micromobility; Shared mobility; Urban mobility; Circular economy
Data: 24-Fev-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: As Novas Soluções De Micromobilidade Na Transição Para A Economia Circular
Local de edição ou do evento: DEC-FCTUC
Resumo: Os sistemas de micromobilidade baseados na partilha de trotinetes elétricas são um dos temas de estudo mais atuais na área da mobilidade sustentável. Em poucos anos, este tipo de soluções inovadoras difundiu-se por todo o mundo. Em Portugal, mais de uma dezena de cidades, incluindo Coimbra, possuem sistemas de partilha de trotinetes elétricas.Apesar do rápido surgimento de uma série de empresas de escala global (Lime, Bird, Bolt, TIER, etc.), de uma assinalável adesão por parte dos utilizadores (e também do surgimento de opositores), e do interesse da comunidade científica, muitos aspetos cruciais estão ainda por estudar. Em particular, interessa analisar a contribuição que estas soluções dão para a mobilidade sustentável e para os novos paradigmas da descarbonização e da economia circular.Esta dissertação tem como objetivo principal avaliar o papel dos sistemas de partilha de trotinetes elétricas na transição para o paradigma de economia circular nos transportes. Para tal, efetuou-se uma revisão de conhecimentos nas áreas da micromobilidade e da economia circular, recolheram-se dados sobre sistemas de partilha de trotinetes elétricas de diversas empresas de mobilidade, e realizou-se a análise através da ferramenta de avaliação Circular Economy Indicator Prototytpe (CEIP). Esta ferramenta avalia a circularidade de um produto com base em questões relativas a cada fase do seu ciclo de vida, como por exemplo a percentagem de material reciclado e reutilizado no seu design, e no seu fim de vida, o tipo de garantia do produto, como funciona o processo de manutenção, entre outras.A análise incidiu sobre a comparação entre a utilização de trotinetes de uso privado e de uso partilhado, e sobre a evolução dos sistemas de partilha, desde o seu lançamento em 2017 até aos dias de hoje. As conclusões são também debatidas no âmbito do contexto português.
Micromobility systems based on sharing electric scooters are one of the most current topics of study in the area of sustainable mobility. In just a few years, this type of innovative solution has spread across the world. In Portugal, more than a dozen cities, including Coimbra, have electric scooter sharing systems.Despite the rapid emergence of a number of companies on a global scale (Lime, Bird, Bolt, TIER, etc.), a notable adherence by users (and also the emergence of opponents), and the interest of the scientific community, many crucial aspects are yet to be studied. In particular, it is important to analyze the contribution these solutions add to a sustainable mobility and to the new paradigms of decarbonization and circular economy.The main objective of this dissertation is to evaluate the role of electric scooter sharing systems in the transition to the circular economy paradigm in transportation. To this end, a knowledge review in the areas of micromobility and circular economy was carried out, sharing system's data for electric scooters, from various mobility companies was collected, and the analysis was carried out using the Circular Economy Indicator evaluation tool. Prototype (CEIP). This tool assesses the circularity of a product based on questions related to each phase of its life cycle, such as the percentage of recycled and reused material in its design, and at its end of life, the type of product warranty, how the maintenance process works, among others.The analysis focused on the comparison between the use of scooters for private use and shared use, and the evolution of sharing systems, from their launch in 2017 to the present day. The conclusions are also debated within the Portuguese context.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Engenharia do Ambiente apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/110597
Direitos: openAccess
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