Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/110499
Título: Virtual Reality Machines - The Haas-Galinha Press
Outros títulos: Maquinas em Realidade Virtual - O Prelo Haas-Galinha
Autor: Tomé, Diogo Filipe Leandro
Orientador: Cardoso, Jorge Carlos dos Santos
Cordeiro, Luis Filipe Vieira
Palavras-chave: Haas-Galinha; Prelo Manual; Modelação 3D; Realidade Virtual; Motor de jogos; Haas-Galinha; Hand Press; 3D Modeling; Virtual Reality; Game engine
Data: 8-Set-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Virtual Reality Machines - The Haas-Galinha Press
Local de edição ou do evento: Departamento de Engenharia Informática - Faculdade de Ciencias e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Resumo: O prelo Haas-Galinha é uma prensa manual cujo fabrico remonta a meados de 1784. A sua autoria é hoje associada a Wilhelm Haas-Decker da Suiça, apesar de durante muitos anos se pensar que o Português Manoel Bernardes Galinha o teria construído.Com o intuito de divulgar a história do prelo, que foi restaurado em 2021, a presente dissertação visa criar uma aplicação que permita explorar esta máquina, em ecrã e em contexto imersivo. Através deste projeto, o utilizador será capaz de interagir com um objeto virtual criado à semelhança do prelo Haas-Galinha, podendo aprender sobre a máquina e a sua história sem condicionar o estado de preservação da mesma.A produção de vários artefactos, através de fotogrametria e modelação, serviu de base para os processos seguintes. Inicialmente modelado em 3D, o modelo foi então animado e adaptado a uma simulação imersiva onde o utilizador pode interagir com a máquina. Após a sua avaliação, sob a forma de testes de usabilidade, foi percebido que a presença de uma miniatura animada na simulação ajuda o utilizador a entender o seu funcionamento, agilizando a sua compreensão e interação com o sistema. Esta miniatura animada foi introduzida sem operador, havendo a possibilidade de incluir no seu lugar uma animação onde um manequim de madeira opera a máquina de uma forma simplificada. Todos os protótipos podem ser vistos como uma evolução gradual, sendo a fotogrametria o modelo mais simples de conceber e a interação em realidade virtual o mais complexo.Esta dissertação está enquadrada na exposição do prelo Haas-Galinha que foi exposto no átrio da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra no ano de 2022.
The Haas-Galina prelum is a hand press whose manufacture dates back to ca 1784. Its authorship is now associated to Wilhelm Haas-Decker from Switzerland, despite being thought that the Portuguese Manoel Bernardes Galinha had constructed it.With the intent of spreading the history of the prelum, which was restored in 2021, the present dissertation aims to create an application that allows exploring this machine, on screen and in an immersive context. Through this project, the user will be capable to interact with a virtual object created similar to the Haas-Galinha prelum, being able to learn about the machine and its history, without conditioning its state of preservation.The production of various artifacts, with photogrammetry and 3D modeling, served as the base of the following processes. Initially modeled in 3D, this model was then animated and adapted to an immersive simulation where the user is able to interact with the machine. After its evaluation, through usability testing, it was understood that the presence of an animated miniature of the press helped the users to understand how it works, streamlining their comprehension and interaction with the system. This animated miniature was introduced without an operator, with the possibility of including on its place a prototype where a wooden dummy operates the machine in a simple way. Every prototype can be assessed as a gradual evolution, with photogrammetry being the easiest model to produce and the virtual reality interaction the most complex one.This dissertation is a part of the exhibition of the Haas-Galinha press which was placed in the hall of the General Library of the University of Coimbra during the year 2022.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/110499
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

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