Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/110264
Title: Coabitar em Coimbra: Proposta de dois complexos residenciais partilhados e sustentáveis no Loreto
Other Titles: Cohabiting in Coimbra: Proposal for two shared and sustainable residential complexes in Loreto
Authors: Ferreira, Mariana Alexandra Sanches
Orientador: Grande, Nuno Alberto Leite Rodrigues
Keywords: Coimbra Norte; Loreto; Collaborative housing; Sustainable Architecture; Social interaction; Coimbra Norte; Loreto; Habitação colaborativa; Arquitetura sustentável; Interação social
Issue Date: 20-Sep-2023
Serial title, monograph or event: Coabitar em Coimbra: Proposta de dois complexos residenciais partilhados e sustentáveis no Loreto
Place of publication or event: Departamento de Arquitetura
Abstract: Esta dissertação aborda a requalificação e revitalização da periferia norte de Coimbra, nomeadamente uma área compreendida entre a atual estação ferroviária Coimbra-B e a Pedrulha. Este tema surge da discussão pública sobre a introdução da Linha de Alta Velocidade (LAV) em Portugal enquanto investimento nacional na rede ferroviária para ligar Portugal à Europa através de meios de transporte mais sustentáveis para o ambiente. Este plano propõe uma ligação direta Porto—Lisboa, com bypasses que servem as cidades de Aveiro, Coimbra e Leiria. Neste sentido, a necessidade de repensar a estação ferroviária coimbrã é evidente e permite a requalificação da periferia norte da cidade. Atendendo a este tema e também aos conceitos de cidade dispersa e de cidade fragmentada que têm vindo a ganhar relevância nos últimos anos, a intervenção de grupo (“Connecting Loreto and Mondego: an urban rural continuum”) apresentada nesta dissertação, utiliza a nova gare intermodal como uma infraestrutura geradora de urbanidade na envolvente, permitindo o desenvolvimento social e económico desta área. A relevância da arquitetura enquanto ferramenta de combate às cidades fragmentadas e às alterações climáticas foi um fator que permitiu apresentar este trabalho à Trienal de Arquitectura de Lisboa 2022, tendo sido selecionado para a exposição “Retroactive” que esteve patente no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa. Foi ainda dentro do âmbito da integração nesta exposição que os conceitos de infraestruturas “retroativas” e “autorreflexivas” foram discutidos em turma.Assim, a estratégia de grupo foi desenvolvida de modo a: projetar equipamentos “retroativos” e “autorreflexivos”; reorganizar e reabilitar a zona urbana existente na área de intervenção para promover a integração e interação dos cidadãos; e consciencializar a comunidade da importância da permeabilidade do território, tanto em termos da mobilidade urbana como em termos ambientais. Considerando estes aspetos, a intervenção propõe dois grandes equipamentos: uma gare intermodal com conexão direta a um terminal rodoviário e um pavilhão multiusos. Adicionalmente, e de forma a valorizar a vida urbana nesta periferia, são propostos dois complexos residenciais, um parque público e ciclovias, um complexo desportivo para atividades de lazer ou competição e hortas comunitárias para preservar o carácter agrícola do local, assim como contribuir para uma economia mais sustentável e beneficiar o mercado biológico proposto. Procurando ir ao encontro destas temáticas, o projeto individual desta dissertação trata dois complexos residenciais desenvolvidos segundo os estilos habitacionais de cohousing e coliving para economizar espaço e proporcionar condições de habitabilidade digna a custos justos. Os complexos foram trabalhados com foco principal na criação e valorização de espaços comuns para promover o envolvimento intergeracional da comunidade, assim como requalificar a via pública e permitir a sua utilização urbana. Além desta abordagem social, os complexos residenciais foram abordados segundo preocupações da arquitetura sustentável para redução do impacto do setor da construção no meio ambiente. Assim, o trabalho aproveita uma Análise do Ciclo de Vida destes edifícios para adotar uma materialidade e soluções construtivas sustentáveis.
This dissertation explores the requalification and revitalization of the northern periphery of Coimbra, namely an area between the current Coimbra-B railway station and Pedrulha. This theme arises from the public debate on the introduction of the High-Speed Line in Portugal as a national investment in the railway network to connect Portugal to Europe through more sustainable means of transport for the environment. This plan proposes a direct connection Oporto—Lisbon, with bypasses linking the cities of Aveiro, Coimbra and Leiria. As such, the need to rethink the Coimbra railway station is evident and allows for the requalification of the north periphery of the city. Given this topic and the concept of broken cities that has gained relevance in recent years, the group intervention (“Connecting Loreto and Mondego: an urban rural continuum”) presented in this dissertation, uses the new intermodal station as an infrastructure that generates urbanity in the surroundings to allow the social and economic development of this area. The relevance of architecture as a tool against broken cities and climate change was a factor that allowed this work to be presented at the Lisbon Architecture Triennale 2022, having been selected for the exhibition “Retroactive” that was on display at the Museum of Art, Architecture and Technology (MAAT), in Lisbon. It was still within the scope of integration in this exhibition that the concepts of retroactive infrastructures were discussed within the class. Thus, the group strategy was developed with the following objectives: designing retroactive infrastructures; reorganizing and rehabilitating the existing urban fabric in the intervention area to promote the integration and interaction of citizens; and to make the community acutely aware of the territory permeability, both in urban mobility and in environmental terms. Considering these aspects, the intervention proposes two major pieces of infrastructures: an intermodal station with direct connection to a bus terminal and a multipurpose pavilion. Additionally, and focusing on the enhancement of the urban life in this periphery, two residential complexes are proposed, as well as a public park and cycle paths, a sports complex for leisure activities or competitions and areas of urban agriculture to preserve the rural character of the site, as well as contribute to a more sustainable economy and benefit the proposed biological market. The individual project of this dissertation deals with two residential complexes developed according to the concepts of cohousing and coliving to save space and provide decent living conditions at fair costs, while following the group strategy. The primary focus of the residential complexes was creating and enhancing common spaces that promote intergenerational involvement in the community, as well as reclassifying the public road and allow for its daily use. In addition to this social approach, the residential complexes were developed according to sustainable architecture, aiming at reducing the impact of the construction sector on the environment. Thus, the work takes advantage of a Life-Cycle Assessment of these buildings to select sustainable materials and constructive solutions.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/110264
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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