Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/110117
Título: DESAFIOS ATUAIS NO ENSINO PROFISSIONAL PRIVADO: AS PERSPETIVAS DE DIRETORES.
Outros títulos: CURRENT CHALLENGES IN PRIVATE PROFESSIONAL EDUCATION: THE PERSPECTIVES OF DIRECTORS.
Autor: Lopes, João Pedro da Fonseca
Orientador: Seixas, Ana Maria Magalhães Teixeira
Palavras-chave: Vocational Education; Pedagogical Director; Course Director; Leadership; Scholl Management; Ensino Profissional; Diretor Pedagógico; Diretor de Curso; Liderança; Gestão Escolar
Data: 30-Out-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: DESAFIOS ATUAIS NO ENSINO PROFISSIONAL PRIVADO: AS PERSPETIVAS DE DIRETORES.
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
Resumo: Over the last forty years, vocational education has become increasingly important within Portugal's education system. This conclusion is easily drawn not only from the fact that the European Union wants around 50 per cent of pupils attending secondary school to be able to do so in vocational education, but also from the concrete and obvious fact that the number of pupils enrolled in vocational education in Portugal has been growing over the last few years. This issue will have implications for leadership in vocational schools, both at the top level, such as the pedagogical directors, and at the middle level, such as the course directors. We therefore thought it would be interesting to analyse these leaders' perceptions of vocational education, both in terms of educational policies and the main problems and challenges they face. The aim was to understand their view of the usefulness and importance of vocational education, not only in terms of the education system, but also in terms of the relationship between the vocational school and the surrounding community, including the labour market. To achieve this, an exploratory study of a qualitative nature was carried out in two vocational schools in the central region of the country, analysing the strategic structuring documents of these schools and carrying out semi-structured interviews with each of the pedagogical directors of each of the schools under analysis, as well as with two course directors. The results of the study point to the respondents' positive perception of vocational education, valuing the specificity and identity of vocational schools. The directors mention the importance of close leadership, valuing the relationship with the community, and consider one of the main challenges to be reconciling the training offer, the needs of the labour market and the preferences of the students.
O ensino profissional tem assumido nos últimos quarenta anos uma importância cada vez maior no seio do sistema educativo em Portugal. Tal conclusão é facilmente retirada não só pelo facto de a União Europeia pretender que cerca de 50% dos alunos a frequentar o ensino secundário o possam fazer no ensino profissional, bem como pelo facto concreto e evidente que o número de alunos matriculados no ensino profissional em Portugal ter vindo a crescer ao longo dos últimos anos. Ora, esta questão terá implicações ao nível das lideranças nas escolas profissionais, seja ao nível de topo, como os diretores pedagógicos, seja ao nível intermédio, como os diretores de curso. Neste sentido, considerou-se interessante analisar as perceções que têm os referidos líderes relativamente ao ensino profissional, seja ao nível das políticas educativas, seja ao nível dos principais problemas e desafios com que se confrontam. Pretendeu-se perceber a sua visão relativamente à utilidade e importância do ensino profissional não só ao nível do sistema de ensino, mas também ao nível da relação da escola profissional com a comunidade envolvente, aqui se considerando o mercado de trabalho. Para atingir tal desiderato, realizou-se um estudo exploratório de natureza qualitativa, em duas escolas profissionais da região centro do país, analisando-se os documentos estratégicos estruturantes dessas escolas e tendo-se procedido à realização de entrevistas semiestruturadas a cada um dos diretores pedagógicos de cada uma das escolas em análise, bem como a dois diretores de curso. Os resultados do estudo apontam para uma perceção positiva dos inquiridos sobre o ensino profissional, valorizando a especificidade e identidade das escolas profissionais. Os diretores referem a importância de uma liderança de proximidade, valorizando a relação com a comunidade, e consideram como um dos principais desafios a conciliação entre a oferta formativa, as necessidades do mercado de trabalho e as preferências dos alunos.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Administração Educacional apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/110117
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato
Dissertação____João Lopes_Corrigida.pdf1.4 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

8
Visto em 15/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons