Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/110106
Título: Literacia sobre a demência e risco de demência: estudo exploratório sobre o impacto da literacia sobre o envelhecimento e demência no funcionamento cognitivo de adultos e adultos idosos da comunidade
Outros títulos: "Dementia Literacy and Risk of Dementia: Exploratory Study on the Impact of Literacy on Aging and Dementia in the Cognitive Functioning of Community-Dwelling Adults and Older Adults"
Autor: Albuquerque, Ana Filipa Rodrigues
Orientador: Silva, Ana Rita Esteves de Sousa e
Palavras-chave: Aging; Elderly Adults; Dementia Literacy; Sociodemographic Variables,Cognitive Function, and Personality Traits; Risk of Dementia; Envelhecimento; Pessoas idosas; Literacia sobre a Demência; Variáveis sociodemográficas, cognição funcional e personalidade; risco de Demência
Data: 25-Out-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Literacia sobre a demência e risco de demência: estudo exploratório sobre o impacto da literacia sobre o envelhecimento e demência no funcionamento cognitivo de adultos e adultos idosos da comunidade
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra
Resumo: The aging of the Portuguese population has been prominent in recent decades. This phenomenon is accompanied by a significant increase in neuro-cognitive diseases, including dementia. Within this context, there arises the issue of the actual knowledge that the Portuguese population possesses regarding dementia, and how neuropsychological functioning and personality contribute to a deeper understanding of profiles of individuals with lower literacy about dementia.This exploratory study aimed to investigate the potential relationship between knowledge about brain health in elderly adults with sociodemographic variables, overall cognitive functioning, and personality. Additionally, it explored to what extent health literacy about brain health, along with these variables, is associated with the risk of dementia.A convenience community sample was recruited through in-person recruitment (N=94). The assessment protocol included cognitive screening instruments, neurocognitive profile measures, and socio-emotional profile measures. To assess participants' knowledge about dementia, the Aging and Dementia Questionnaire (ADQ) was administered.Regarding knowledge about modifiable factors for dementia, significant differences were observed based on age and education. Positive associations were found between knowledge about risk factors, cognitive function, and measures of cognitive reserve. Concerning the risk of developing dementia, individuals with a higher risk of developing dementia exhibited poorer cognitive reserve.Regarding the role of personality in dementia literacy, extraversion, openness to experience, agreeableness, and conscientiousness were associated with a better understanding of dementia.Regarding the dementia literacy profile of the evaluated sample, it was generally observed that a stronger knowledge of modifiable risk factors is not associated with knowledge about prevention. This suggests a potential lack of awareness among the population of this study about how to prevent the risk of developing dementia. This represents a knowledge gap about brain health identified by this study, which should prompt a reflection on intervention program strategies for promoting brain health.This exploratory study helped understand that neuropsychological functioning, especially cognitive reserve, influences the level of dementia literacy, as do certain personality traits. This information is of utmost importance for personalizing brain education programs that should be tailored to these protective and risk-related characteristics.
O envelhecimento da população portuguesa tem vindo a destacar-se nas últimas décadas. Este é um fenómeno que acompanha o aumento significativo de doenças neuro-cognitivas, onde se insere a demência. Neste âmbito, coloca-se a problemática sobre o conhecimento efetivo que a população portuguesa tem sobre a Demência, e o modo como o funcionamento neuropsicológico e a personalidade contribuem para a compreensão mais aprofundada de perfis de funcionamento de indivíduos que apresentam menor literacia sobre a demência. O presente estudo exploratório teve como objetivo investigar a potencial relação entre o conhecimento sobre a saúde do cérebro em adultos idosos com variáveis sociodemográficas, o funcionamento cognitivo global e a personalidade, explorando ainda em que medida a literacia em saúde do cérebro, em conjunto com estas variáveis, está associada ao risco de demência. Foi recrutada uma amostra na comunidade por conveniência com recrutamento presencial (N= 94). O protocolo de avaliação inclui instrumentos de rastreio cognitivo, de perfil neurocognitivo e de perfil socio-emocional. De forma a avaliar o conhecimento dos participantes em relação à demência, foi aplicado o Questionário sobre Envelhecimentto e Demência (QED).No padrão do conhecimento sobre os fatores modificáveis para a demência, destacam-se diferenças significativas em função da idade e escolaridade. Evidenciam-se associações positivas entre o conhecimento sobre fatores de risco, a função cognitiva e medidas de reserva cognitiva. Relativamente ao risco de desenvolver demência, verifica-se que indivíduos com maior risco de desenvolver demência têm pior reserva cognitiva. Relativamente ao papel da personalidade na literacia sobre a demência, destacam-se os traços extroversão, abertura à experiência, amabilidade e conscienciosidade associados ao bom conhecimento sobre demência. Relativamente ao perfil de literacia sobre a demência da amostra avaliada, de forma geral, verificou-se que um conhecimento mais forte quanto aos fatores de risco o modificáveis não está associado ao conhecimento sobre a prevenção, podendo haver o desconhecimento por parte da população do presente estudo de como prevenir o risco de desenvolver demência. Esta é uma lacuna no conhecimento sobre a saúde do cérebro identificada pelo presente, que deverá promover uma reflexão sobre as estratégias de programas de intervenção para a promoção da saúde do cérebro.Este estudo exploratório permitiu compreender que o funcionamento neuropsicológico, principalmente a reserva cognitiva, influenciam o nível de literacia sobre a demência, bem como alguns traços de personalidade, informação esta de extrema relevância para a personalização de programas de educação sobre o cérebro que se devem adequar a estas características protetoras e de risco.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Neuropsicologia Clínica: Avaliação e Reabilitação apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/110106
Direitos: openAccess
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