Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/110091
Título: Avaliação de um programa de mindfulness e autocompaixão com cuidadores de jovens ofensores: Temáticas emergentes num grupo focal
Outros títulos: Assessment of a mindfulness and self-compassion program with caregivers of young offenders: Emerged themes from a focus group
Autor: Soares, Juliana Barbosa
Orientador: Freitas, Paula Cristina Oliveira Castilho
Palavras-chave: Mindful Self-Compassion program (MSC); caregivers of young offenders; self-compassion; compassion for others; burnout; Programa Mindful Self-Compassion (MSC); cuidadores de jovens ofensores; autocompaixão; compaixão pelos outros; burnout
Data: 11-Out-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Avaliação de um programa de mindfulness e autocompaixão com cuidadores de jovens ofensores: Temáticas emergentes num grupo focal
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Resumo: O trabalho com jovens ofensores é caracterizado como emocionalmente exigente e desafiante. A investigação demonstra que os cuidadores responsáveis por estes jovens desenvolvem dificuldades associadas a um estado de exaustão física, emocional e mental, manifestando níveis elevados de stress que culminam, muitas vezes, em desmotivação laboral e em sentimentos de inadequação e fracasso (i.e., burnout). Estas dificuldades, decorrentes do contexto de trabalho, têm sido prevenidas e intervencionadas através de intervenções cognitivo-comportamentais contextuais (e.g., Mindful Self-Compassion, MSC), em outros grupos de cuidadores, apresentando resultados promissores (i.e., reduzindo os níveis de burnout e aumentando os níveis de autocompaixão, de atenção plena e de compaixão pelos outros). Com o intuito de dar resposta às dificuldades apresentadas pelos cuidadores de jovens ofensores, o programa Mindful Self-Compassion, foi implementado, num Centro Educativo em Portugal, e o seu impacto foi avaliado qualitativamente. A análise temática identificou três temas. Em geral, a amostra parece ter beneficiado da intervenção, apresentando melhorias ao nível da autocompaixão, da compaixão pelos outros e dos sintomas de burnout. Assim, a implementação do programa Mindful Self-Compassion, em contexto de Centro Educativo com cuidadores de jovens ofensores, aparenta ser relevante particularmente na relação que os cuidadores estabelecem consigo próprios, com aqueles de quem cuidam (i.e., jovens) e com os colegas, mas também perante a sensação de desgaste proveniente do trabalho.
Working with young offenders is seen as emotionally demanding and challenging. Research shows that caregivers, who are responsible for these young offenders, develop problems associated with a state of physical, emotional, and mental exhaustion, manifesting high levels of stress that often culminate in a lack of motivation at work, feelings of inadequacy, and failure (i.e., burnout). Contextual cognitive-behavioral interventions (e.g., Mindful Self-Compassion, MSC) have shown encouraging results when preventing and/or intervening in these types of difficulties that originate from the working environment (i.e., reducing levels of burnout and increasing levels of self-compassion, mindfulness, and compassion for others). To respond to the adversities shown by these caregivers, the Mindful Self-Compassion program was implemented in an Educational Center in Portugal, and its impact was qualitatively assessed. Three themes were identified through the thematic analysis. Essentially, the sample seemed to benefit from the intervention, showing improvements in self-compassion, compassion for others, and burnout symptoms. The implementation of the Mindful Self-Compassion program, in an Educational Center context with caregivers of young offenders, appears to be relevant considering the reported improvements in the relationship that the caregivers establish with themselves, with those they care for, and with their colleagues, but also regarding feelings of exhaustion that emerge from work.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/110091
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

33
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons