Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/110083
Title: Narrativas de violência entre pares de (pré)adolescentes em contexto de acolhimento residencial
Other Titles: Narratives of violence between (pre)adolescent peers in residential care
Authors: Silvestre, Maria Alexandra de Sá Silva Coelho
Orientador: Lima, Luiza Isabel Gomes Freire Nobre
Keywords: Peer Violence; Pre(adolescents); Residential Care; Violência entres pares; Pré(adolescentes); Acolhimento Residencial
Issue Date: 11-Oct-2023
Serial title, monograph or event: Narrativas de violência entre pares de (pré)adolescentes em contexto de acolhimento residencial
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: A realidade da violência entre pares de (pré)adolescentes em acolhimento residencial não é, de forma geral, uma problemática recente. Este contexto proporciona uma maior margem para que aviolência ocorra de forma persistente e contínua, com significativas consequências para os seusintervenientes. Tal leva a que este fenómeno deva ser, cada vez mais, objeto de pesquisa e de reflexão. Com este estudo, pretende-se explorar se existem e como se manifestam narrativas de violência entre pares em contexto de acolhimento residencial, na perspetiva dos próprios, com vista à ampliação do conhecimento acerca este fenómeno.Neste estudo participaram 12 (pré)adolescentes, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos (M=14 anos; DP=1.53) que se encontram a residir em casas de acolhimento residencial em Portugal. Dada a natureza qualitativa da presente dissertação, o instrumento de recolha de dados consistiu na entrevista semiestruturada aos (pré)adolescentes. Para a análise dos dados, recorreu-se à metodologia da Grounded Theory.Os resultados evidenciaram que os episódios de violência entre pares constituem uma realidade do acolhimento residencial, com um impacto significativamente negativo para os (pré)adolescentes. Estes episódios caracterizam-se, sobretudo, por ocorrerem de forma aleatória. A ausência de um padrão em termos da faixa etária e do género dos intervenientes na violência, bem como dos motivos subjacentes a esses episódios e à sua frequência, reflete o seu carácter de aleatoriedade. Os jovens referem que os episódios de violência entre pares podem manifestar-se de diversas formas, com destaque para a violência verbal e a violência física contra os pares. Salienta-se o escalar da violência como uma das principais características destes episódios. Os (pré)adolescentes afirmam que esta vai escalando por diversos patamares à medida que fica mais grave, iniciando na violência verbal e culminando na violência física contra os pares. Além disso, os jovens reportam a importância da equipa técnica/educativa na interrupção destes episódios e as principais consequências que daí podem decorrer, destacando os castigos na Casa de Acolhimento Residencial.Os resultados do presente estudo contribuem para uma melhor perceção das dinâmicas de violência entre pares em contexto de acolhimento residencial. Remetem-nos, de imediato, para a emergência de se repensar alguns aspetos do acolhimento residencial, para que este possa ser, efetivamente, um ambiente protetor para os jovens. Aumentar e difundir o conhecimento acerca desta realidade, compreendendo aquilo que caracteriza a violência entre pares neste contexto, é fundamental para que se possam encontrar estratégias que permitam reduzir e eliminar este fenómeno.
The reality of peer violence among (pre)adolescents in residential care is not, in general, a recent issue. This context provides greater scope for violence to occur persistently and continuously, with significant consequences for those involved. This means that this phenomenon should increasingly be the subject of research and reflection. The aim of this study is to explore whether and how narratives of peer violence in the context of residential care manifest themselves, from the perspective of the children themselves, with a view to expanding knowledge about this phenomenon.A total of 12 (pre)adolescents of both sexes, aged from 11 to 16 years (M=14 years; SD=1.53), living in residential care in Portugal participated in this study. Following the qualitative nature of this research, the data collection instrument was semi-structured interviews with the (pre)adolescents. Grounded Theory methodology was used for data analysis.The results revealed that episodes of peer violence are a reality in residential care, with a significantly negative impact on (pre)adolescents. These episodes are characterized above all by occurring randomly. The lack of a pattern in terms of the age and gender of those involved in the violence, as well as the motives behind these episodes and their frequency, reflects their randomness. Young people say that episodes of violence between peers can manifest themselves in different ways, especially verbal violence and physical violence against peers. The escalation of violence is one of the main characteristics of these episodes. (Pre)adolescents say that it escalates through several levels as it gets more serious, starting with verbal violence and culminating in physical violence against peers. In addition, the young people report the importance of the staff in interrupting these episodes and the main consequences that can result, highlighting the punishments at the Residential Home. The results of this study contribute to a better understanding of the dynamics of peer violence in residential care. They immediately point to the need to rethink some aspects of residential care, so that it can effectively be a protective environment for young people. Increasing and disseminating knowledge about this reality, understanding what characterizes peer violence in this context, is essential if strategies are to be found to reduce and eliminate this phenomenon.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica Forense apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/110083
Rights: openAccess
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