Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/109992
Título: A importância da investigação narrativa na educação
Outros títulos: The importance of narrative reaserch in education
Autor: Rabelo, Amanda Oliveira 
Palavras-chave: Investigação narrativa; Teoria; Método; Narrative research. Theory. Method; Narrative research; Theory; Method
Data: 2011
Editora: Cortez and Moraes
Título da revista, periódico, livro ou evento: Educacao e Sociedade
Volume: 32
Número: 114
Resumo: Este artigo apresenta uma análise da importância da investigação narrativa para pesquisar os cotidianos educacionais. Descrevemos a relevância deste tipo de investigação como contribuição à articulação da teoria com a prática, do social com o individual. Também ressaltamos as características deste tipo de investigação, diferenciando duas formas de cognição (narrativa e paradigmática) que proporcionaram a distinção de duas formas de análise dentro das investigações narrativas. Através da descrição destas formas apontamos os pontos positivos e negativos de cada uma delas, mostrando que os dois tipos de investigação não são dicotômicos, podem ser complementares e têm muito a contribuir às investigações educacionais. Enfi m, para contornar as dúvidas que marcam qualquer investigação, é imprescindível considerar todas as questões, inclusive as práticas, e intensifi car os cuidados na busca das bases narrativas para as investigações na educação.
This paper analyzes the importance of research narrative to investigate day-to-day education. It describes the relevance of such research as a contribution to linking theory and practice, the social and the individual. A er highlighting the characteristics of this kind of research, it distinguishes between two forms (narrative and paradigmatic) of cognition and, thus, two forms of analysis within narrative research. It then describes both, pointing out their positive and negative sides to shows that they can be complementary (non-dichotomous) and have much to contribute to educational research. Finally, to bypass the doubts that mark any investigation, all the issues, including practices, must be considered and the care in search of narrative bases to investigate education must be intensifi ed.
URI: http://hdl.handle.net/10316/109992
ISSN: 0101-7330
DOI: 10.1590/S0101-73302011000100011
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
The-importance-of-narrative-reaserch-in-educationEducacao-e-Sociedade.pdf133.27 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

49
Visto em 15/mai/2024

Downloads

30
Visto em 15/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons