Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/109992
Título: | A importância da investigação narrativa na educação | Outros títulos: | The importance of narrative reaserch in education | Autor: | Rabelo, Amanda Oliveira | Palavras-chave: | Investigação narrativa; Teoria; Método; Narrative research. Theory. Method; Narrative research; Theory; Method | Data: | 2011 | Editora: | Cortez and Moraes | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Educacao e Sociedade | Volume: | 32 | Número: | 114 | Resumo: | Este artigo apresenta uma análise da importância da investigação narrativa
para pesquisar os cotidianos educacionais. Descrevemos a relevância deste
tipo de investigação como contribuição à articulação da teoria com a prática, do
social com o individual. Também ressaltamos as características deste tipo de investigação,
diferenciando duas formas de cognição (narrativa e paradigmática)
que proporcionaram a distinção de duas formas de análise dentro das investigações
narrativas. Através da descrição destas formas apontamos os pontos positivos
e negativos de cada uma delas, mostrando que os dois tipos de investigação
não são dicotômicos, podem ser complementares e têm muito a contribuir às investigações
educacionais. Enfi m, para contornar as dúvidas que marcam qualquer
investigação, é imprescindível considerar todas as questões, inclusive as práticas,
e intensifi car os cuidados na busca das bases narrativas para as investigações na
educação. This paper analyzes the importance of research narrative to investigate day-to-day education. It describes the relevance of such research as a contribution to linking theory and practice, the social and the individual. A er highlighting the characteristics of this kind of research, it distinguishes between two forms (narrative and paradigmatic) of cognition and, thus, two forms of analysis within narrative research. It then describes both, pointing out their positive and negative sides to shows that they can be complementary (non-dichotomous) and have much to contribute to educational research. Finally, to bypass the doubts that mark any investigation, all the issues, including practices, must be considered and the care in search of narrative bases to investigate education must be intensifi ed. |
URI: | http://hdl.handle.net/10316/109992 | ISSN: | 0101-7330 | DOI: | 10.1590/S0101-73302011000100011 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FPCEUC - Artigos em Revistas Internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
The-importance-of-narrative-reaserch-in-educationEducacao-e-Sociedade.pdf | 133.27 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
76
Visto em 14/ago/2024
Downloads
40
Visto em 14/ago/2024
Google ScholarTM
Verificar
Altmetric
Altmetric
Este registo está protegido por Licença Creative Commons