Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/109992
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRabelo, Amanda Oliveira-
dc.date.accessioned2023-11-10T12:38:06Z-
dc.date.available2023-11-10T12:38:06Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.issn0101-7330pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/109992-
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma análise da importância da investigação narrativa para pesquisar os cotidianos educacionais. Descrevemos a relevância deste tipo de investigação como contribuição à articulação da teoria com a prática, do social com o individual. Também ressaltamos as características deste tipo de investigação, diferenciando duas formas de cognição (narrativa e paradigmática) que proporcionaram a distinção de duas formas de análise dentro das investigações narrativas. Através da descrição destas formas apontamos os pontos positivos e negativos de cada uma delas, mostrando que os dois tipos de investigação não são dicotômicos, podem ser complementares e têm muito a contribuir às investigações educacionais. Enfi m, para contornar as dúvidas que marcam qualquer investigação, é imprescindível considerar todas as questões, inclusive as práticas, e intensifi car os cuidados na busca das bases narrativas para as investigações na educação.pt
dc.description.abstractThis paper analyzes the importance of research narrative to investigate day-to-day education. It describes the relevance of such research as a contribution to linking theory and practice, the social and the individual. A er highlighting the characteristics of this kind of research, it distinguishes between two forms (narrative and paradigmatic) of cognition and, thus, two forms of analysis within narrative research. It then describes both, pointing out their positive and negative sides to shows that they can be complementary (non-dichotomous) and have much to contribute to educational research. Finally, to bypass the doubts that mark any investigation, all the issues, including practices, must be considered and the care in search of narrative bases to investigate education must be intensifi ed.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherCortez and Moraespt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt
dc.subjectInvestigação narrativapt
dc.subjectTeoriapt
dc.subjectMétodopt
dc.subjectNarrative research. Theory. Methodpt
dc.subjectNarrative researchpt
dc.subjectTheorypt
dc.subjectMethodpt
dc.titleA importância da investigação narrativa na educaçãopt
dc.title.alternativeThe importance of narrative reaserch in educationpt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage171pt
degois.publication.lastPage188pt
degois.publication.issue114pt
degois.publication.titleEducacao e Sociedadept
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.1590/S0101-73302011000100011pt
degois.publication.volume32pt
dc.date.embargo2011-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
Appears in Collections:FPCEUC - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s)

49
checked on May 15, 2024

Download(s)

30
checked on May 15, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons