Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/109992
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rabelo, Amanda Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-10T12:38:06Z | - |
dc.date.available | 2023-11-10T12:38:06Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.issn | 0101-7330 | pt |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10316/109992 | - |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta uma análise da importância da investigação narrativa para pesquisar os cotidianos educacionais. Descrevemos a relevância deste tipo de investigação como contribuição à articulação da teoria com a prática, do social com o individual. Também ressaltamos as características deste tipo de investigação, diferenciando duas formas de cognição (narrativa e paradigmática) que proporcionaram a distinção de duas formas de análise dentro das investigações narrativas. Através da descrição destas formas apontamos os pontos positivos e negativos de cada uma delas, mostrando que os dois tipos de investigação não são dicotômicos, podem ser complementares e têm muito a contribuir às investigações educacionais. Enfi m, para contornar as dúvidas que marcam qualquer investigação, é imprescindível considerar todas as questões, inclusive as práticas, e intensifi car os cuidados na busca das bases narrativas para as investigações na educação. | pt |
dc.description.abstract | This paper analyzes the importance of research narrative to investigate day-to-day education. It describes the relevance of such research as a contribution to linking theory and practice, the social and the individual. A er highlighting the characteristics of this kind of research, it distinguishes between two forms (narrative and paradigmatic) of cognition and, thus, two forms of analysis within narrative research. It then describes both, pointing out their positive and negative sides to shows that they can be complementary (non-dichotomous) and have much to contribute to educational research. Finally, to bypass the doubts that mark any investigation, all the issues, including practices, must be considered and the care in search of narrative bases to investigate education must be intensifi ed. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Cortez and Moraes | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt |
dc.subject | Investigação narrativa | pt |
dc.subject | Teoria | pt |
dc.subject | Método | pt |
dc.subject | Narrative research. Theory. Method | pt |
dc.subject | Narrative research | pt |
dc.subject | Theory | pt |
dc.subject | Method | pt |
dc.title | A importância da investigação narrativa na educação | pt |
dc.title.alternative | The importance of narrative reaserch in education | pt |
dc.type | article | - |
degois.publication.firstPage | 171 | pt |
degois.publication.lastPage | 188 | pt |
degois.publication.issue | 114 | pt |
degois.publication.title | Educacao e Sociedade | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
dc.identifier.doi | 10.1590/S0101-73302011000100011 | pt |
degois.publication.volume | 32 | pt |
dc.date.embargo | 2011-01-01 | * |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairetype | article | - |
Appears in Collections: | FPCEUC - Artigos em Revistas Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
The-importance-of-narrative-reaserch-in-educationEducacao-e-Sociedade.pdf | 133.27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
76
checked on Aug 14, 2024
Download(s)
40
checked on Aug 14, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Altmetric
This item is licensed under a Creative Commons License