Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/109036
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, cláudia Sofia Fernandes-
dc.contributor.advisorGaspar, Maria Filomena Ribeiro Fonseca-
dc.contributor.authorBaptista, Tânia Filipa Oliveira-
dc.date.accessioned2023-09-26T22:01:29Z-
dc.date.available2023-09-26T22:01:29Z-
dc.date.issued2023-07-20-
dc.date.submitted2023-09-26-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/109036-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractA parentalidade é considerada uma das experiências mais gratificantes para o ser humano, ao mesmo tempo que se afigura como uma das tarefas mais complexas e repleta de grandes desafios. Tomando como referência as próprias vivências enquanto filhos, as figuras parentais desempenham o seu papel de modo que seja possível proporcionarem às crianças e jovens a vida e a experiência que consideram mais adequadas para a estimulação do seu desenvolvimento integral e harmonioso. É sabido que se assumem diferentes formas na educação e isto ocorre, essencialmente, através da consciência das consequências que os diferentes métodos acarretam. Neste sentido, nasceu o projeto “#OMTeen” que possui como objetivo principal capacitar pais/mães ou cuidadores de adolescentes para os desafios que a adolescência pode colocar ao exercício da parentalidade. Foi realizada uma análise de necessidades para se perceber quais as necessidades, interesses e disponibilidade de pais/mães e cuidadores de adolescentes dos concelhos de Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga e, posteriormente, foi planeado e implementado um ciclo de cinco workshops aberto a toda a comunidade. Os participantes foram, essencialmente, do sexo feminino e a avaliação dos cinco workshops foi, na sua generalidade, positiva. O presente relatório integra o supracitado projeto, com a descrição detalhada das diferentes etapas desenvolvidas para a sua realização, bem como uma reflexão crítica de onde constam propostas de melhoria para a sua aplicação futura. Ademais, são descritas as outras atividades desenvolvidas no CAFAP “Raio de Sol… Para Todos”, onde foi realizado o estágio curricular fundamentado e descrito neste relatório.por
dc.description.abstractParenting is considered to be one of the most rewarding experiences for the human being, at the same time as it is one of the most complex and challenging tasks. Taking as a reference their own experiences as children, parental figures play their role in order to provide children and young people with the life and experience they consider most adequate for the stimulation of their integral and harmonious development. It is known that different forms in education are assumed and this occurs, essentially, through the awareness of the consequences that the different methods entail. In this sense, the "#OMTeen" project was born, which has as its main objective to empower fathers/mothers or caregivers of adolescents for the challenges that adolescence can pose to the exercise of parenting. A needs analysis was conducted to understand the needs, interests and availability of parents and caregivers of adolescents in the municipalities of Albergaria-a-Velha and Sever do Vouga and, subsequently, a cycle of five workshops open to the whole community was planned and implemented. The participants were, essentially, female and the evaluation of the five workshops was, in general, positive. The presente report integrates the above mentioned project with a detailed description of the different stages developed for its implementation, as well as a critical reflection where there are proposals for improvement for its future application. Furthermore, the various activities developed in CAFAP "Raio de Sol... Para Todos", where the curricular internship based on and described in this report was carried out, are described.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectParentalidade Positivapor
dc.subjectEducação Parentalpor
dc.subjectProgramas de Apoio à Parentalidadepor
dc.subjectAdolescênciapor
dc.subjectPositive Parentingeng
dc.subjectParenting Educationeng
dc.subjectParenting Support Programmeseng
dc.subjectAdolescenceeng
dc.titleFortalecer Vínculos: A importância da intervenção na parentalidadepor
dc.title.alternativeStrengthening Bonds: The importance of intervention in parentingeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra / CAFAP "Raio de Sol... Para Todos"-
degois.publication.titleFortalecer Vínculos: A importância da intervenção na parentalidadepor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203358198-
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorBaptista, Tânia Filipa Oliveira::0009-0007-1169-5345-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriReis, Carlos Francisco de Sousa-
uc.degree.elementojuriGaspar, Maria Filomena Ribeiro Fonseca-
uc.degree.elementojuriHomem, Tatiana Carvalho-
uc.contributor.advisorFerreira, cláudia Sofia Fernandes-
uc.contributor.advisorGaspar, Maria Filomena Ribeiro Fonseca-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File SizeFormat
Relatório Tânia Baptista.pdf12.71 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

136
checked on Sep 11, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons