Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/109020
Title: Ter o Mundo em Casa: A Multiculturalidade no Acolhimento Residencial de Crianças dos 0 aos 5 Anos
Other Titles: Ter o Mundo em Casa: Multiculturalism in Residential Care for Children from 0 to 5 Years Old
Authors: Carvalho, Mariana Santos
Orientador: Dinis, Ana Luísa Ferreira
Gaspar, Maria Filomena Ribeiro Fonseca
Keywords: acolhimento residencial; multiculturalidade; crianças em perigo; projeto Ter o Mundo em Casa; residential care; multiculturalism; children at risk; Ter o Mundo em Casa project
Issue Date: 27-Jul-2023
Serial title, monograph or event: Ter o Mundo em Casa: A Multiculturalidade no Acolhimento Residencial de Crianças dos 0 aos 5 Anos
Place of publication or event: Ninho dos Pequenitos
Abstract: A psicologia diz-nos que a infância tem uma influência decisiva no desenvolvimento da personalidade. Ser uma criança em acolhimento residencial representa toda uma nova integração num novo espaço, que se espera que seja o mais familiar possível, mas também um ambiente terapêutico para a criança, promovendo a mudança para padrões seguros de vinculação ou a sua manutenção (Cairns, 2002, citado por Delgado, 2009).Em 2021 habitavam em território português com estatuto legal de residente, um total de 968.536 indivíduos de nacionalidade estrangeira, números que têm aumentado constantemente desde 2015 (Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2023). Tendo em conta estes números, é fácil concluir que Portugal está, com o passar dos anos, a tornar-se um país com uma diversidade cultural maior, aumentando com ela a necessidade de consciencializar desde cedo as crianças para esta realidade. Aliando a necessidade de desenvolver e implementar um projeto junto das crianças em acolhimento residencial no Ninho dos Pequenitos, com o facto de o tema anual desse casa de acolhimento ter sido “Os Continentes”, surgiu a oportunidade ideal para que o nosso projeto decorresse em torno da questão da multiculturalidade. Assim sendo, surgiu o projeto Ter o Mundo em Casa, que procurou, de uma forma adequada ao nível de desenvolvimento das crianças, trazer a estas o mundo que as rodeia para mais de perto, quer seja nas pessoas, nas suas tradições, sabores e biodiversidade. O objetivo geral passou por criar uma maior consciência cultural nas crianças. Estando a residir numa Casa de Acolhimento de cariz temporário, os menores vêm-se confrontados várias vezes com a chegada de novas crianças, que podem trazer consigo uma bagagem multicultural diferente das restantes.O projeto contou com a participação de quinze crianças acolhidas no Ninho dos Pequenitos, uma Casa de Acolhimento Residencial pertencente à SORRISO – Associação dos Amigos do Ninho dos Pequenitos. As crianças que participaram no projeto tinham idades compreendidas entre os dezoito meses e os cinco anos, sendo que, dependendo da dinâmica da Casa e da gestão dos próprios Projetos de Vida de cada criança, nem todos participaram em todas as sessões do projeto Ter o Mundo em Casa.
Psychology tells us that childhood has a decisive influence on personality development. Being a child in residential care represents a whole new integration in a new space, which is expected to be as familiar as possible, but also a therapeutic environment for the child, promoting the change to safe attachment patterns or their maintenance (Cairns, 2002, cited by Delgado, 2009).In 2021, a total of 968,536 individuals of foreign nationality lived in Portuguese territory with legal resident status, numbers that have been constantly increasing since 2015 (Francisco Manuel dos Santos Foundation, 2023). Given these figures, it is easy to conclude that Portugal is, over the years, becoming a country with a greater cultural diversity, increasing with it the need to make children aware of this reality from an early age. Combining the need to develop and implement a project with the children in residential care at Ninho dos Pequenitos, with the fact that the annual theme of this foster home was "The Continents", the ideal opportunity arose for our project to take place around the issue of multiculturalism. Thus, the project Ter o Mundo em Casa was born, which sought, in a way appropriate to the children's level of development, to bring the world around them closer, whether in people, their traditions, flavors and biodiversity. The overall goal was to create a greater cultural awareness in children. Living in a temporary shelter, the children are often confronted with the arrival of new children, who may bring with them a different multicultural baggage from the others.The project was attended by fifteen children hosted at Ninho dos Pequenitos, a Residential Home belonging to SORRISO - Associação dos Amigos do Ninho dos Pequenitos. The children who participated in the project were aged between eighteen months and five years old, and depending on the dynamics of the Home and the management of each child's own Life Projects, not everyone participated in all sessions of the Ter o Mundo em Casa project.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/109020
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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