Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/109006
Título: Competências socioemocionais em crianças em idade escolar: estudo piloto da eficácia de um programa abreviado de intervenção
Outros títulos: Socioemocional competencies in children of school age: A pilot study of the efficacy of a brief intervention program
Autor: Rodrigues, Raquel Alves
Orientador: Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves
Palavras-chave: Competências socioemocionais; Crianças do 4º ano; Intervenção psicoeducativa; Programas SEL; Socio-emotional skills; 4th grade children; Psychoeducational intervention; SEL Programs
Data: 26-Jul-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Competências socioemocionais em crianças em idade escolar: estudo-piloto da eficácia de um programa abreviado de intervenção.
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra
Resumo: O presente estudo tem como principal objetivo a promoção do desenvolvimento socioemocional das crianças em idade escolar, nomeadamente estima-se melhorias ao nível das competências sociais e emocionais e do desempenho académico, assim como a redução de problemas de comportamento e emocionais nas crianças. Assim, será possível compreender se a versão breve e adaptada do programa “Devagar se vai ao Longe”, da Doutora Raquel Raimundo, é eficaz ou não. O programa, baseado na abordagem SEL, foi aplicado a 16 alunos do 4º ano de escolaridade, com nove ou dez anos. Para a avaliação foram utilizados diferentes instrumentos tais como: Diário de Bordo, Questionário de Satisfação Global, Escala de Avaliação da Empatia, Escala de Avaliação do Conhecimento Emocional, School Social Behavior Scales e o Inventário de Ansiedade de Estado e de Traço para Crianças. Os resultados médios dos participantes nos diferentes instrumentos não evidenciaram diferenças significativas ao nível das competências sociais e emocionais. É de salientar que os resultados podem dever-se às pontuações elevadas na altura do pré-teste, revelando um ceiling effect. A análise quantitativa e qualitativa presente na investigação sugere mudanças relevantes em alguns alunos para o seu desenvolvimento socioemocional. É, ainda, de referir que foi possível acompanhar a evolução de todas as crianças de uma turma do 4º ano ao nível do seu conhecimento relativamente às emoções, da consciencialização de que todos merecem ser respeitados, do trabalho em equipa e da tomada de decisão.
The main objective of this study is to promote the socioemotional development of school-age children, specifically by improving social and emotional skills and academic performance, as well as reducing behavioral and emotional problems in children. Therefore, it will be possible to understand whether the short and adapted version of the program "Slowly you go further", by the Doctor Raquel Raimundo, is effective or not. The program, based on the SEL approach, was applied to 16 students in the 4th grade, aged nine or ten. For the evaluation, different instruments were used, such as: the Logbook, Global Satisfaction Questionnaire, Empathy Rating Scale, Emotional Knowledge Rating Scale, School Social Behavior Scales and State and Trait Anxiety Inventory for Children. The average results of the participants in the different instruments did not show significant differences at time 1, in terms of social and emotional skills. It should be noted that the results may be due to the high scores during the assessment at the time of the pre-test, revealing a ceiling effect. The quantitative and qualitative analysis present in the current investigation suggests relevant changes in some students in their socio-emotional development. It should also be noted that it was possible to monitor the evolution of all the children in a 4th grade class in terms of their knowledge about emotions, the increased awareness that everyone deserves to be respected, the importance of teamwork, and decision making.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/109006
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato Entrar
Dissertação de Mestrado (Versão Final) - Raquel Rodrigues.pdf1.14 MBAdobe PDFAcesso Embargado    Pedir uma cópia
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

299
Visto em 5/nov/2024

Downloads

3
Visto em 5/nov/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons