Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/108983
Title: Arte e Ciência numa relação simbiótica: Ensaio de programa educativo em contexto CTEAM
Other Titles: Art and Science in a symbiotic relationship: Rehearsal of an educational program in a STEAM context
Authors: Mota, Vera Mónica Colchete
Orientador: Nascimento, Maria Augusta Vilalobos Filipe Pereira
Keywords: Arte; Ciência; CTEAM; Interdisciplinaridade; Educação não-formal; Art; Science; STEAM; Interdisciplinarity; Non-formal education
Issue Date: 21-Jul-2023
Serial title, monograph or event: Arte e Ciência numa relação simbiótica: Ensaio de programa educativo em contexto CTEAM
Place of publication or event: Câmara Municipal de Ílhavo
Abstract: O presente documento constitui o relatório de estágio curricular realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. O título - Arte e Ciência numa relação simbiótica: Ensaio de programa educativo em contexto CTEAM - traduz o foco do projeto de intervenção desenvolvido no Estaleiro - Estação Científica de Ílhavo, centro de ciência afeto à Câmara Municipal de Ílhavo. Num contexto de divulgação de ciência, orientado pela abordagem CTEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte, Matemática) qual a presença da Arte? A procura de uma resposta a esta questão potenciou a elaboração de uma intervenção que pretendeu evidenciar a relação entre ciência e arte, garantindo o valor intrínseco de ambas. Foi concebido um programa, dirigido a dois grupos de crianças do 2.o ciclo do ensino básico que frequentavam o Estaleiro na Academia, uma valência que reúne atividades que envolvem a temática marítima com a ciência, robótica e tecnologia ao longo do ano letivo e com frequência semanal. Neste contexto, desenvolveu-se um programa em cinco sessões, abordando de modo integrado domínios como artes plásticas, teatro, botânica, química, matemática ou astronomia. Deste modo, a proposta procurou explorar de que forma a arte pode relacionar-se com atividades de pendor científico, mas também fomentar uma maior valorização da arte. Numa via de interdisciplinaridade, pretendeu constituir um meio de aproximação e conhecimento das artes para os participantes, recorrendo à apresentação de trabalhos de artistas ou projetos que mobilizem uma maior consciencialização do potencial da conjugação arte-ciência. A conceção e o ensaio do programa educativo conteve uma vertente de análise das práticas com base na observação participante, o que resultou na elaboração de um diário de campo e na aplicação de uma entrevista semiestruturada. A partir da recolha de perceções sobre o processo salienta-se uma boa adesão dos participantes, exequibilidade pedagógica e inovação ao nível das temáticas e metodologias mantendo uma continuidade, nomeadamente, ao potenciar ideias e recursos existentes e ao integrar a identidade cultural do concelho.
This document is the curricular internship report carried out within the scope of the Master's Degree in Educational Sciences of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra. The title - Art and Science in a symbiotic relationship: Rehearsal of an educational program in a STEAM context - translates the focus of the intervention project developed at Estaleiro – Science Station of Ílhavo, a science center assigned to the Town Hall of Ílhavo. In a context of science dissemination, guided by the STEAM approach (Science, Technology, Engineering, Art, Mathematics) what is the presence of Art? The search for an answer to this question lead to the elaboration of an intervention that aimed to highlight the relationship between science and art, ensuring the intrinsic value of both. A program was designed, aimed at two groups of children from the middle school who attended the Estaleiro at the Academy, an area that brings together activities that involve the maritime theme with science, robotics and technology throughout the school year and on a weekly basis. In this context, a program was developed in five sessions, addressing in an integrated way areas such as fine arts, theater, botany, chemistry, mathematics or astronomy. In this way, the proposal sought to explore how art can relate to scientific activities, but also to foster a greater appreciation of art. In a way of interdisciplinarity, it intended to be a means of approach and knowledge of the arts for the participants, using the presentation of works by artists or projects that mobilize a greater awareness of the potential of the art-science combination. The creation and rehearsal of the educational program included an analysis of practices based on participant observation, which resulted in the preparation of a field diary and the application of a semi-structured interview. From the collection of perceptions about the process, we highlight a good adherence of the participants, pedagogical feasibility and innovation in subjects and methodologies, maintaining continuity, particularly by reinforcing existing ideas and resources and integrating the cultural identity of the town hall.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/108983
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

46
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons