Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/108969
Título: O striving não é a solução: Regulando a vergonha na relação entre as experiências de vergonha relacionadas com o desempenho escolar e a ansiedade aos testes
Outros títulos: Striving is not the solution: Regulating shame in the relationship between shame experiences related to school performance and test anxiety
Autor: Rodrigues, Beatriz Silva
Orientador: Salvador, Maria do Céu Teixeira
Palavras-chave: experiências de vergonha relacionadas com o desempenho escolar; ansiedade aos testes; vergonha; striving para evitar a inferioridade; shame experiences related to school performance; test anxiety; shame; striving to avoid inferiority
Data: 20-Jul-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: O striving não é a solução: Regulando a vergonha na relação entre as experiências de vergonha relacionadas com o desempenho escolar e a ansiedade aos testes
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Resumo: Embora exista um crescente interesse pelo estudo da ansiedade aos testes (AT), são poucos os estudos que investigaram processos psicológicos maladapativos nesta problemática. De igual forma, do nosso conhecimento da literatura, não existem estudos que tenham explorado a relação entre as experiências de vergonha relacionadas com o desempenho escolar (EVDE), a vergonha, o striving para evitar a inferioridade e a AT. Esse foi o objetivo deste estudo. A amostra foi constituída por 405 estudantes universitários entre os 18 e os 57 anos. Os resultados demonstraram que a frequência e a intensidade das EVDE com os pais, professores/as e colegas, a vergonha, o striving para evitar a inferioridade e a AT se correlacionaram positiva e significativamente entre si. Os modelos de mediação estimados revelaram uma mediação total da vergonha e do striving para evitar a inferioridade na relação entre a frequência e intensidade das EVDE com os pais e com os colegas e a AT. Os modelos de mediação apuraram, ainda, uma mediação parcial da vergonha e do striving para evitar a inferioridade na relação entre a frequência e intensidade das EVDE com os/as professores/as e a AT. Estes resultados sugerem que, deve-se intervir na AT não só de forma direta, mas também a partir da avaliação de processos como a vergonha e o striving para evitar a inferioridade, e da estimulação do sistema de tranquilização através da prática da compaixão. Limitações e sugestões para estudos futuros também são discutidos.
Although there is a growing interest in the study of test anxiety (TA), there are few studies that have investigated maladapative psychological processes associated with this condition. Likewise, from our knowledge of the literature, there are no studies that have explored the relationship between shame experiences related to school performance, shame, striving to avoid inferiority and TA. This was, therefore, the aim of this study. The sample consisted of 405 university students between 18 and 57 years of age. Results showed that the frequency and intensity of shame experiences related to school performance with parents, teachers and colleagues, shame, striving to avoid inferiority and TA were positively and significantly correlated. The estimated mediation models revealed a total mediation of shame and striving to avoid inferiority in the relationship between the frequency and intensity of shame experiences related to school performance with parents and with colleagues and TA. Futhermore, the mediation models found a partial mediation of shame and striving to avoid inferiority in the relationship between the frequency and intensity of shame experiences related to school performance with teachers and TA. These results suggest that TA can be addressed not only directly, but also through processes like shame and striving to avoid inferiority, and by stimulating the soothing system through the practice of compassion. Limitations and suggestions for future studies are also discussed.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/108969
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

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