Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/108737
Título: Relationship BetweenTeacher Motivation and Organizational Variables: ALiterature Review
Outros títulos: A Relação Entre a Motivação Docente e Variáveis Organizacionais: Revisão da Literatura
Autor: Viseu, João
Jesus, Saúl Neves de 
Rus, Claudia
Canavarro, José Manuel 
Pereira, Joana
Palavras-chave: school environment; employee motivation; literature review; organizational behavior; teaching work; ambiente escolar; motivação do empregado; revisão de literatura; comportamento organizacional; trabalho docente
Data: 2016
Editora: Universidade of Sao Paulo
Projeto: SFRH/BD/89588/2012 
Título da revista, periódico, livro ou evento: Paideia
Volume: 26
Número: 63
Resumo: Teacher motivation plays a central role in education because of its impact on student motivation. Previous reviews of teacher motivation have focused on individual variables and psychopathology indicators. However, it is also important to understand the effect of organizational variables on teacher motivation because these highlight the context that the teacher is a part of (i.e., the school). The literature review in this paper analysed studies related to teacher motivation and a pre-defined group of organizational variables that were published between 1990 and 2014 in several electronic databases. The study found that organizational culture was the most studied variable associated with teacher motivation and most studies in this area were published between 2010 and 2014. Further, there was a prevalence of quantitative studies. This paper concludes with the theoretical and practical implications of the results, as well as suggestions for future research directions.
A motivação docente ocupa um papel central na área da educação, especialmente pelo seu impacto na motivação dos alunos. Revisões anteriores sobre este tema focaram-se, maioritariamente, em variáveis individuais e indicadores de psicopatologia. Todavia, é importante analisar as variáveis organizacionais associadas à motivação docente, uma vez que estas salientam a importância do contexto onde o docente está inserido (i.e., a escola). Desta forma, a presente revisão da literatura procurou efetuar um levantamento dos estudos, publicados entre 1990-2014 e disponíveis em várias bases de dados eletrónicas, que relacionam a motivação docente e um conjunto pré-definido de variáveis organizacionais. Os resultados obtidos demonstraram que a cultura organizacional foi a variável mais estudada em conjunto com a motivação docente, a maioria dos estudos foi publicado entre 2010-2014 e que existiu um domínio de metodologias quantitativas. São apresentadas as implicações teórico-práticas dos resultados obtidos, bem como se indicam sugestões para futuras investigações.
URI: https://hdl.handle.net/10316/108737
ISSN: 0103-863X
DOI: 10.1590/1982-43272663201613
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

43
Visto em 8/mai/2024

Downloads

13
Visto em 8/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons