Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/108461
Title: A IMPORTÂNCIA DOS EVENTOS NO ÂMBITO DA COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA
Other Titles: The importance of events within the scope of Strategic Communication
Authors: Calção, Rute Cristiana Rodrigues
Orientador: Santos, Maria Clara Moreira de Almeida
Keywords: comunicação estratégica; Câmara Municipal de Castelo Branco; eventos; entidades organizacionais; relações interpessoais; strategic communication; Câmara Municipal de Castelo Branco; events; organizational entities; interpersonal relationships
Issue Date: 28-Jun-2023
Serial title, monograph or event: A IMPORTÂNCIA DOS EVENTOS NO ÂMBITO DA COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA
Place of publication or event: Castelo Branco
Abstract: O presente relatório tem como objetivo refletir sobre a importância dos eventos, enquanto instrumento de comunicação estratégica adotado pelas entidades organizacionais. No caso específico, o foco incide no trabalho desenvolvido pela Equipa de Comunicação e Gestão de Eventos que constitui o Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara Municipal de Castelo Branco, local onde foi realizado o estágio curricular na vertente de Comunicação. Sabemos que os eventos são recursos utilizados por organizações e marcas, como uma ferramenta estratégica de marketing, com o objetivo de promover um produto ou uma ideia, originar relacionamentos e estabelecer um canal de comunicação entre a entidade e o público-alvo. Nesta linha de pensamento, no que concerne os objetivos da autarquia de Castelo Branco, pretende-se não só projetar o Concelho como uma referência de centralidade no Interior de Portugal, como também promover e valorizar os recursos da cultura Albicastrense através da organização de eventos de cariz cultural e comercial. Neste sentido, ao longo do estágio curricular, a Câmara Municipal de Castelo Branco em parceria com diversas entidades locais originou uma agenda cultural rica em gastronomia, tradição e entretenimento. Esta experiência permitiu acompanhar passo a passo todo o processo de comunicação da Câmara Municipal no que diz respeito à projeção da sua uma imagem através da imprensa e do planeamento de eventos - desde a ideia inicial até à sua execução. Um dos fatores mais importantes foi estabelecer relações interpessoais não só com profissionais com cargos dirigentes, mas também com funcionários, colaboradores e participantes dos eventos que contribuíram para uma aprendizagem empírica e constante, através da discussão e partilha de conhecimentos. Ao longo dos três meses de estágio, foi possível detetar algumas falhas a nível de comunicação - interna e externa - e deste modo colocar em prática as aprendizagens teóricas e procurar soluções, com a intenção de melhorar a performance da equipa do Gabinete de Apoio à Presidência e, consequentemente, os serviços providenciados à comunidade albicastrense e visitantes.
The following report aims to reflect on the importance of events as a strategic communication tool adopted by organizational entities. In this case focusing on the work carried out by the Communication and Event Management Team that constitutes the Support Office for the Presidency of Castelo Branco City Council, where the curricular internship in the field of Communication was carried out.We know that events are used by organizations and brands as a strategic marketing tool, with the aim of promoting a product or an idea, creating relationships and establishing a communication channel between the entity and the target audience. In this line of thought, regarding the objectives of the municipality of Castelo Branco, it is intended not only to project the Municipality as a reference of centrality in the interior of Portugal, but also to promote and value the resources of local culture through the organization of events of cultural and commercial nature. In this sense, throughout the curricular internship, the Municipality of Castelo Branco in partnership with several local entities, originated a cultural agenda rich in gastronomy, tradition and entertainment.This experience made it possible to follow, step by step, the City Council's entire communication process regarding to the projection of an image through the press and the planning of events - from the initial idea to its execution. One of the most important factors was to establish interpersonal relationships, not only with professionals in leading positions, but also with employees, collaborators and participants in events that contributed to empirical and constant learning, through discussion and sharing of knowledge. During the three months of internship, it was possible to detect some failures in terms of communication - internal and external - and thus put theoretical learning into practice and seek solutions, with the intention of improving the performance of the Office of Support to the Presidency and consequently, the services provided to the community of Castelo Branco and visitors.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/108461
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

85
checked on Aug 28, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons