Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/108459
Título: Corpoesia: A Integração Ergódica do Ser
Outros títulos: Corpoetry: An Ergodic Integration of Being
Autor: Mariano, Andréia Cristina Coimbra
Orientador: Portela, Manuel José de Freitas
Palavras-chave: corpoesia; livro de artista; materialidade do texto; poética pós-digital; literatura ergódica; corpoetry; artist’s book; materiality of the text; post-digital poetics; ergodic literature
Data: 21-Jul-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Corpoesia: A Integração Ergódica do Ser
Local de edição ou do evento: Universidade de Coimbra
Resumo: “Copoesia: A Integração Ergódica do Ser” é um trabalho de projeto do Mestrado em Escrita Criativa, conduzido por Andréia CC Mariano sob orientação do Dr. Manuel Portela na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra cujo objetivo é explorar o potencial das dimensões visuais, sonoras, táteis, olfativas e tecnológicas na experiência de escrita e leitura como ferramentas de integração do corpo e mente/ conteúdo e forma. Através da metodologia da investigação baseada na prática e a prática baseada na investigação (Smith & Dean, 2009), este projeto de escrita investiga a materialidade e presença do texto colocando-as em evidência em um livro de artista que faz com que o corpo do leitor e do próprio escritor estejam presentes e atuantes na materialidade do texto. Explora-se também a conjugação de mídias por meio de uma poética pós-digital em um cibertexto ergódico conforme descrito por Aarseth (1997) que desafia o leitor a precorrer um labirinto que começa na desconexão em que vivemos no mundo atual até uma possibilidade de retintegração do ser através da quebra do habitus (Bourdieu, 2005) e criação de consciência. Por fim, este projeto questiona a relação entre leitor e escritor, posicionando o leitor em um papel ativo de atuação sobre o livro que faz com que o seu corpo, o corpo do livro, do texto digital, da inteligência artifical utilizada e do próprio do escritor tornem-se um grande novo corpo no qual forma e significado estão sempre em tensão e em um processo constante de reconfiguração.
"Corpoetry: An Ergodic Integration of Being" is a project work for the Master's degree in Creative Writing, conducted by Andréia CC Mariano under the guidance of Dr. Manuel Portela at the Faculty of Letters of the University of Coimbra. Its objective is to explore the potential of visual, auditory, tactile, olfactory, and technological dimensions in the experience of writing and reading as tools for integrating body and mind/content and form. Through the methodology of practice-based research and research-based practice (Smith & Dean, 2009), this writing project investigates the materiality and presence of the text, highlighting them in an artist's book that actively involves the reader's and writer's bodies in the materiality of the text. It also explores the combination of media through a post-digital poetics in an ergodic cybertext as described by Aarseth (1997), challenging the reader to navigate a labyrinth that starts from the disconnection we experience in the current world to a possibility of reintegration of being through the breaking of habitus (Bourdieu, 2005) and the creation of consciousness. Finally, this project questions the relationship between reader and writer, positioning the reader in an active role of interaction with the book, causing their body, the body of the book, the digital text, the artificial intelligence used, and the writer's own body to become a new unified body in which form and meaning are always in tension and in a constant process of reconfiguration.
Descrição: Trabalho de Projeto do Mestrado em Escrita Criativa apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/108459
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato
AndreiaMariano_versaofinal.pdf871.82 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

64
Visto em 15/mai/2024

Downloads

43
Visto em 15/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons