Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/108420
Title: Perceção aos riscos dos alunos do 9ºano.
Other Titles: Risk´s perception of 9th grade
Authors: Soares, Joana Rafaela Marinho
Orientador: Martins, Bruno Manuel dos Santos de Castro
Keywords: Perceção do risco; Perceção dos estudantes; Riscos naturais; Riscos sociais; Figueira da Foz; Risk perception; Student´s perception; Natural hazards; Societal risks; Figueira da Foz
Issue Date: 29-Jun-2023
Serial title, monograph or event: Perceção aos riscos dos alunos do 9ºano.
Place of publication or event: Universidade de Coimbra - Faculdade de Letras
Abstract: As transformações sociais, económicas e ambientais que hoje se assistem em todo o mundo tem reflexos sobre a forma como a população perceciona os diferentes riscos. O Relatório Global de Riscos 2022, no seu Estudo Global de Perceção de Riscos (GRPS) identificou os riscos sociais, na forma de "erosão da coesão social", "crises de subsistência" e "deterioração da saúde mental", como os que mais se agravaram desde que a pandemia Covid -19 começou, a par dos riscos ambientais. O estudo reforça o forte impacto sobre as pessoas, as comunidades, e sobre os ecossistemas naturais associado a estes riscos. Esta investigação tem como objetivo principal conhecer a perceção do risco dos estudantes portugueses que frequentam o 9º ano do ensino básico. Pretende-se, ainda, aferir se estes têm comportamentos adequados, e se adotam medidas de mitigação corretas face aos diferentes riscos. Para isto, foi aplicado um questionário a 58 alunos, de diferentes turmas, do 9º ano de escolaridade, do Agrupamento de Escolas Figueira - Norte, na Figueira da Foz. Os resultados sugerem que os alunos percecionam o risco de forma moderada, sendo os riscos de poluição, crises económicas e desilusão generalizada dos jovens como aqueles com maior probabilidade de se manifestarem. Foram detetadas diferenças estatisticamente significativas tendo em consideração o género, em que o sexo feminino está inclinado a percecionar mais que o sexo masculino. As conclusões indicam, por outro lado, que os riscos que os alunos consideram como os possíveis de causar mais consequências são os mesmos que existe uma maior disposição em mudar os comportamentos. Deste modo, um maior conhecimento da perceção do risco dos estudantes poderá contribuir para abordagens mais corretas sobre os métodos de ensino, e na qualidade dos materiais e recursos pedagógicos utilizados no processo de ensino-aprendizagem.
The social, economic, and environmental transformations that are being witnessed all over the world have an impact on the way in which the population perceives the different risks. The 2022 Global Risks Report, in its Global Risk Perceptions Survey (GRPS) identified societal risks, in the form of "erosion of social cohesion", "livelihood crises" and "deterioration of mental health", as the most have worsened since the Covid -19 pandemic began, along with environmental risks. The study reinforces the strong impact on people, communities, and natural ecosystems associated with these risks. This investigation has as main objective to know the risk perception of Portuguese students who attend the 9th grade. It is also intended to assess whether they have appropriate behaviour, and whether they adopt correct mitigation measures in the face of different risks. For this, a form was applied to 58 students, from different classes, of the 9th grade, from the Agrupamento de Escolas Figueira - Norte, in Figueira da Foz. The results suggest that students perceive risks moderately, with risk from pollution, economic crises and generalized disillusionment among young people being the ones most likely to manifest themselves. Statistically significant differences were detected considering gender, in which females are inclined to perceive more than males. The conclusions indicate, on the other hand, that the risks that the students consider as the ones likely to cause more consequences are the same ones that there is a greater willingness to change behaviour. In this way, a greater knowledge of the student’s perception of risks may contribute to more correct approaches to teaching methods, and to the quality of materials and pedagogical resources used in the teaching-learning process.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/108420
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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