Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/107545
Título: Educação a distância no ensino superior em contexto de reclusão enquanto política de formação humana em Portugal
Outros títulos: Distance education in higher education in the context of reclusion as a human education policy in Portugal
La educación a distancia en la educación superior en el contexto penitenciario como política de formación humana en Portugal
Autor: Moreira, José António 
Machado, Ana
Dias-Trindade, Sara 
Palavras-chave: Educação a Distância; ensino superior; aprendizagem ao longo da vida; presídios; ensino-aprendizagem; inclusão digital; Distance education; higher education; lifelong learning; prisons; teaching and learning; digital inclusion; Educación a distancia; enseñanza superior; formación continua; centros penitenciarios; enseñanza y aprendizaje; inclusión digital
Data: 2018
Editora: Arizona State University
Título da revista, periódico, livro ou evento: Education Policy Analysis Archives
Volume: 26
Resumo: O Ensino Superior em Portugal tem passado por grandes transformações devido aos avanços das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e às alterações decorrentes do Processo de Bolonha, que prevê a criação de condições para que todos tenham acesso à aprendizagem, independentemente de fatores de exclusão social, como a reclusão. O presente artigo tem, pois, por objetivo conhecer as perceções de quinze sujeitos (estudantes e técnicos superiores de reeducação) relativamente à qualidade dos processos pedagógicos na modalidade de Educação a Distância numa prisão portuguesa. Situando-se num quadro de um paradigma não positivista é um estudo que coloca a ênfase na perceção dos sujeitos, recorrendo a uma metodologia de cariz qualitativo. Os resultados, obtidos através de entrevistas, revelam a existência de imensas fragilidades e limitações no processo educativo, no que diz respeito à sua organização, avaliação, recursos disponíveis e disponibilidade horária. Concluiu-se que é fundamental criar melhores condições de frequência nesta modalidade nas prisões, porque esta formação superior, pode constituir-se como uma oportunidade de qualificação profissional e de desenvolvimento pessoal, aumentando as suas perspetivas de sucesso no futuro.
Higher Education in Portugal has undergone massive changes due to information and communication technologies (ICT) advancements and changes resulting from the Bologna Process, by which learning should be accessible for all regardless of social exclusion reasons, such as imprisonment. The aim of this paper is to understand the viewpoints of fifteen respondents (students and senior rehabilitation technicians) concerning the quality of pedagogical processes in Distance Learning in a Portuguese prison. This study occurs in a context of a non-positivist paradigm, placing the emphasis on the perception of individuals through a qualitative methodology. The results obtained from interviews show that the education process has many weaknesses and limitations, with respect to its organization, evaluation, resources available and hourly availability. The conclusion is that it is essential to provide better conditions for prisoners to receive this type of education, as it can be an opportunity for obtaining professional qualification and for personal development, thus increasing their prospects of success in the future.
La Enseñanza Superior en Portugal ha venido experimentando grandes transformaciones gracias a los avances de las tecnologías de la información y la comunicación y a los cambios derivados del proceso de Bolonia, que prevé la creación de condiciones para que todos tengan acceso al aprendizaje, independientemente de factores de exclusión social, como la reclusión. Este artículo tiene como objetivo conocer las impresiones de quince individuos (estudiantes y técnicos superiores de reeducación) sobre la calidad de los procesos pedagógicos en la modalidad de Educación a Distancia en una cárcel portuguesa. Este estudio se encuadra en un paradigma no positivista y hace hincapié en la percepción de los individuos, recurriendo a una metodología de carácter cualitativo. Los resultados, obtenidos mediante entrevistas, revelan la existencia de inmensas fragilidades y limitaciones en el proceso educativo, en lo que se refiere a su organización, evaluación, recursos disponibles y disponibilidad horaria. Se ha concluido que es fundamental crear mejores condiciones de asistencia a distancia en las cárceles, porque esta formación superior puede ser una oportunidad de cualificación profesional y desarrollo personal, que incrementa sus perspectivas de éxito en el futuro.
URI: https://hdl.handle.net/10316/107545
ISSN: 1068-2341
DOI: 10.14507/epaa.26.3689
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais

Mostrar registo em formato completo

Citações SCOPUSTM   

3
Visto em 1/jul/2024

Visualizações de página

81
Visto em 16/jul/2024

Downloads

25
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons