Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/106239
Title: Educação nas Escolas do Campo: Bases para a construção de uma alternativa para melhorar a qualidade do processo de alfabetização nas turmas multisseriadas do Município de Itapicuru-Ba
Authors: Souza, Fernanda Lima
Orientador: Santos, Elizabete Conceição dos
Novaes, Ivan Luiz
Keywords: Alfabetização; Educação do campo; Turmas multisseriadas; Sistema Educacional
Issue Date: 2014
Place of publication or event: Universidade do Estado da Bahia
Abstract: O campo é reflexo do seu contexto histórico social, que representa o descaso político enraizado nas decisões educacionais. Diante desse contexto, a pesquisa parte do conhecimento dialogado com outros autores e as situações emergenciais deflagradas na educação do campo em turmas multisseriadas. Portanto, a pesquisa teve o objetivo de encontrar elementos para delinear uma proposta de alternativa de atendimento às turmas multisseriadas compostas por alunos da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental, no intuito de melhorar a qualidade do processo de alfabetização desenvolvida nesse ciclo de ensino. Dessa forma, parte da seguinte pergunta: que estratégias de atendimento educacional podem ser desenvolvidas pela SEDUC de Itapicuru com o intuito de contribuir para o processo de alfabetização das classes multisseriadas? Partindo dessa pergunta, foi necessário explorar os conteúdos dos diversos documentos sobre política de atendimento educacional, divulgados a partir da Conferência Nacional da Educação do Campo de 1998 e de 2004 até 2013; levantar informações sobre o contexto das turmas multisseriadas no Brasil e sobre o processo de alfabetização nessas escolas. A pesquisa tem base qualitativa, em diálogo com Boaventura (2011) e Freire (2007), e se caracteriza como estudo de caso, de acordo com Yin (2010). Nesse sentido, a análise dos dados buscou estabelecer uma visão articulada entre as normatizações nacionais e a conjuntura local. Sendo assim, foram desenvolvidos níveis, articulados com análises do contexto social e histórico da política de atendimento à educação no campo, análise social, pedagógica e geográfica do contexto de investigação e análise da perspectiva dos sujeitos envolvidos no contexto de investigação.
Description: Documentos apresentados no âmbito do reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros
URI: https://hdl.handle.net/10316/106239
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros

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