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https://hdl.handle.net/10316/106239
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Santos, Elizabete Conceição dos | - |
dc.contributor.advisor | Novaes, Ivan Luiz | - |
dc.contributor.author | Souza, Fernanda Lima | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-27T14:05:53Z | - |
dc.date.available | 2023-03-27T14:05:53Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/106239 | - |
dc.description | Documentos apresentados no âmbito do reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros | por |
dc.description.abstract | O campo é reflexo do seu contexto histórico social, que representa o descaso político enraizado nas decisões educacionais. Diante desse contexto, a pesquisa parte do conhecimento dialogado com outros autores e as situações emergenciais deflagradas na educação do campo em turmas multisseriadas. Portanto, a pesquisa teve o objetivo de encontrar elementos para delinear uma proposta de alternativa de atendimento às turmas multisseriadas compostas por alunos da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental, no intuito de melhorar a qualidade do processo de alfabetização desenvolvida nesse ciclo de ensino. Dessa forma, parte da seguinte pergunta: que estratégias de atendimento educacional podem ser desenvolvidas pela SEDUC de Itapicuru com o intuito de contribuir para o processo de alfabetização das classes multisseriadas? Partindo dessa pergunta, foi necessário explorar os conteúdos dos diversos documentos sobre política de atendimento educacional, divulgados a partir da Conferência Nacional da Educação do Campo de 1998 e de 2004 até 2013; levantar informações sobre o contexto das turmas multisseriadas no Brasil e sobre o processo de alfabetização nessas escolas. A pesquisa tem base qualitativa, em diálogo com Boaventura (2011) e Freire (2007), e se caracteriza como estudo de caso, de acordo com Yin (2010). Nesse sentido, a análise dos dados buscou estabelecer uma visão articulada entre as normatizações nacionais e a conjuntura local. Sendo assim, foram desenvolvidos níveis, articulados com análises do contexto social e histórico da política de atendimento à educação no campo, análise social, pedagógica e geográfica do contexto de investigação e análise da perspectiva dos sujeitos envolvidos no contexto de investigação. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.subject | Alfabetização | pt |
dc.subject | Educação do campo | pt |
dc.subject | Turmas multisseriadas | pt |
dc.subject | Sistema Educacional | pt |
dc.title | Educação nas Escolas do Campo: Bases para a construção de uma alternativa para melhorar a qualidade do processo de alfabetização nas turmas multisseriadas do Município de Itapicuru-Ba | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
degois.publication.location | Universidade do Estado da Bahia | pt |
dc.date.embargo | 2014-01-01 | * |
uc.rechabilitacaoestrangeira | yes | pt |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
Appears in Collections: | UC - Reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros |
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Dissertacao.pdf | Dissertação | 4.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
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