Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/105088
Título: | Deontologia utilitarista: o sacrifício da subjetividade e o imperativo categórico como expressões do bem comum universal Dispositivos didáticos para o estudo das éticas de Kant e Mill no Ensino Secundário | Outros títulos: | Utilitarian deontology: the sacrifice of subjectivity and the categorical imperative as expressions of the universal common good Didactic devices for the study of Kant and Mill ethics in high school | Autor: | Marques, Luís Francisco Cordeiro | Orientador: | Sá, Alexandre Guilherme Barroso Matos Franco Rodrigues, Elsa Margarida da Silva |
Palavras-chave: | dispositivos didáticos; felicidade; dever; vontade; didactic devices; happiness; duty; will | Data: | 31-Out-2022 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Deontologia utilitarista: o sacrifício da subjetividade e o imperativo categórico como expressões do bem comum universal Dispositivos didáticos para o estudo das éticas de Kant e Mill no Ensino Secundário | Local de edição ou do evento: | Escola Secundária D. Dinis - Coimbra | Resumo: | Deontologia utilitarista: o sacrifício da subjetividade e o imperativo categórico como expressões do bem comum universal - Dispositivos didáticos para o estudo das éticas de Kant e Mill no Ensino Secundário O texto que se apresenta reporta ao período de estágio pedagógico, realizado na Escola Secundária D. Dinis, em Coimbra, entre setembro de 2021 e junho de 2022, referente ao curso de 2º ciclo de formação de professores de filosofia no Ensino Secundário.A primeira parte do relatório percorre cronológica e tematicamente o desenvolvimento das diferentes atividades letivas e extra letivas, pretendendo ser uma reflexão crítica, avaliativa e tão distanciada quanto possível de todas as componentes do estágio. O centro de destaque é o bloco de aulas lecionadas, que versaram as temáticas da lógica proposicional e informal. Procura-se oferecer uma visão panorâmica e fundamentada deste percurso, lido sempre como realidade contextual e porosa.Da reflexão sobre o documento das aprendizagens essenciais em vigor, elege-se a unidade relativa às propostas éticas de Kant e Mill como conteúdo de fundamentação científica do posterior ensaio de didatização das respetivas temáticas. Estes conteúdos constituem o núcleo da segunda e terceira partes do relatório. Trata-se de um exercício de investigação em didática, onde os dispositivos acabam por ocupar um lugar de maior destaque.A tensão entre a teoria fundamentadora e a prática, como realidades permanentemente unidas, é o denominador comum, mesmo quando a primeira parece habitar os bastidores e a segunda ter honras de palco principal. Utilitarian deontology: the sacrifice of subjectivity and the categorical imperative as expressions of the universal common good - Didactic devices for the study of Kant and Mill ethics in high schoolThe presented text refers to the period of pedagogical internship, held at Escola Secundária D. Dinis, in Coimbra, between September 2021 and June 2022, referring to the 2nd cycle of the training course for philosophy teachers.The first part of the report covers, chronologically and thematically, the development of the different teaching and extracurricular activities, and intends to be a critical reflection from all the components of the internship.The highlight, the most important, is the block of classes taught, which dealt with the themes of propositional and informal logic. It seeks to offer a panoramic and grounded view of the taken path, always read as a contextual and porous reality. From the reflection on the document of essential learning in force, the unit related to the ethical proposals of Kant and Mill was chosen as content of scientific foundation and subsequent didactical essay. This forms the core of the second and third parts of the report. It is a research exercise in didactics, where the devices occupy a more prominent place. Teaching is the focus of this work.The tension between grounding theory and practice, as permanently united realities, is the common denominator, even when the first seems to inhabit the backstage and the latter have main stage honors. Theory and pratice are two languages in dialog all the time. |
Descrição: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras | URI: | https://hdl.handle.net/10316/105088 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
LuisMarques_versaofinal.pdf | 7.76 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
165
Visto em 16/jul/2024
Downloads
227
Visto em 16/jul/2024
Google ScholarTM
Verificar
Este registo está protegido por Licença Creative Commons