Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/104951
Título: O Processo de Orçamentação de Viagens e Análise de Desvios
Outros títulos: The Travel Budgeting Process and Deviation Analysis
Autor: Monteiro, Rafaela Cid
Orientador: Ferreira, José Manuel Bernardo Vaz
Palavras-chave: Orçamento; Controlo Orçamental; Desvios Orçamentais; Inflação Combustível; Budget; Budget Control; Budget Deviations; Fuel Inflation
Data: 27-Set-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: O Processo de Orçamentação de Viagens e Análise de Desvios
Local de edição ou do evento: Total Fun - Agência de Viagens
Resumo: A modernização das economias mundiais chegou acompanhada de um contexto de globalização que se estende e que influencia praticamente todas as empresas, independentemente da área ou setor em que atuem. Neste sentido enfrentam-se múltiplos desafios que se cruzam com a crescente concorrência entre mercados, o que obriga a que as organizações tenham uma preocupação acentuada com o controlo de gestão se quiserem sobreviver no universo empresarial. No presente relatório validar-se-á a relevância do processo de orçamentação no âmbito da gestão organizacional, possibilitando instrumentos de previsão, identificação e correção de desvios. No procedimento da metodologia de orçamentação numa agência de viagens expor-se-ão os fatores condicionantes da atualidade, nomeadamente a inflação generalizada dos preços dos combustíveis, que têm motivado alterações profundas do setor em questão. Aqui, sucintamente, perceber-se-á o grande impacto e a relevância que esta prática e o associado controlo apresentam na determinação da eficiência empresarial, ajustando o posicionamento perante os motivadores de desvios orçamentais contemporâneos. Através de estudos concretos, efetuados no período de contacto direto com a organização, numa vertente prática do projeto, explorar-se-ão os desvios referidos anteriormente. Nesta ótica, elucidar-se-á a relação estreita que existe entre os acontecimentos atuais e o desempenho orçamental, tal como o impacto agressivo da instabilidade política na comercialização de serviços turísticos. De facto, esta instabilidade tem alterado a rota dos mercados mundiais que atuam direta ou indiretamente na comercialização de viagens, e não só. Assim, se se mantiverem as estratégias aplicadas até agora perceciona-se um caminho sem retorno de inadequação e prejuízo.
The modernisation of world economies has been accompanied by a context of globalisation that extends and influences practically all companies, regardless of the area or sector in which they operate. In this sense, there are multiple challenges that cross with the growing competition between markets, which forces organisations to have a strong concern with management control if they want to survive in the business universe. This report will validate the relevance of the budgeting process within the scope of organisational management, enabling forecasting instruments, identification and correction of deviations. In the procedure of the budgeting methodology in a travel agency, the conditioning factors of the present time will be exposed, namely the generalised inflation of fuel prices, which have motivated deep changes in the sector in question. Here, succinctly, the great impact and relevance that this practice and the associated control present in determining business efficiency will be understood, adjusting the positioning before the motivators of contemporary budget deviations. Through concrete studies carried out in the period of direct contact with the organisation, in a practical aspect of the project, the deviations mentioned above will be explored. In this perspective, the close relationship that exists between current events and budget performance will be elucidated, as will the aggressive impact of political instability on the marketing of tourism services. In fact, this instability has altered the course of world markets that act directly or indirectly in the marketing of travel, and not only. Thus, if the strategies applied until now are maintained, a path of inadequacy and loss is perceived with no return.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/104951
Direitos: openAccess
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