Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/104925
Título: Projetos de Marketing Digital: O contributo da Gestão e da Escrita para a sua execução
Outros títulos: Digital Marketing Projects: The contribution of Management and Writing to their execution
Autor: Garcia, Bernardo Santos
Orientador: Melo, Manuel Paulo Albuquerque
Palavras-chave: Digital Marketing; Project Management; Content Marketing; Copywriting; Content Writing; Marketing Digital; Gestão de Projetos; Marketing de Conteúdo; Copywriting; Content Writing
Data: 26-Jul-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: Projetos de Marketing Digital: O contributo da Gestão e da Escrita para a sua execução
Local de edição ou do evento: Coimbra, Portugal
Resumo: This report was written as part of the curricular internship for concluding the master’s degree in Management, at the Faculty of Economics of the University of Coimbra (FEUC). This internship took place between February 28th, 2022, and June 30th, 2022, with a total length of 700 hours, in the marketing and digital strategy company, Triber Agency.Below the infinite "digital veil" under which all companies currently work, it is impossible for any organization to escape the phenomenon of technological and digital evolutions that occur daily. Thanks to the tremendous diversity of online channels and platforms that every organization has at its disposal, it is inevitable and, above all, indispensable, to take advantage of these tools for the idealization and construction of new digital products and projects, capable of widening the audience of any organization.For the creation of digital projects, there must be creative writing behind it, as well as highly efficient management. This will ensure that all projects are structured and supervised from scratch, such that their chances of success will increase exponentially. It is from this perspective that it becomes interesting to analyze how these projects are written, as well as the way in which they, and the team responsible for carrying them out, are managed and coordinated.Once integrated in a marketing agency where the mission is to build creative and innovative brands for its clients, the aim of this study was to highlight the effective contribution, both theoretically and practically, that management and writing have in the execution of digital marketing projects. To be able to draw conclusions about this theme, in the management side, we analyzed different project management methodologies and proceeded to the practical application of one of them, and in the writing side, we analyzed different marketing writing techniques and their process of execution. Through the study of these subjects, we were able to understand the positive and real contribution that both management and writing have in the execution of a digital marketing project.
O presente relatório foi redigido no âmbito do estágio curricular de conclusão do Mestrado em Gestão, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Este estágio decorreu entre 28 de fevereiro de 2022 e 30 de junho de 2022, com uma duração total de 700 horas, na empresa de marketing e estratégia digital, Triber Agency.Debaixo do infinito “véu digital” sob a qual todas as empresas atualmente trabalham, é impossível, para qualquer organização, escapar ao fenómeno das evoluções tecnológicas e digitais que ocorrem diariamente. Graças à tremenda diversidade de canais e plataformas online que todas as organizações têm à sua disposição, é inevitável e, acima de tudo, imprescindível, tirar proveito dessas ferramentas para a idealização e construção de novos produtos e projetos digitais, capazes de alargar a audiência de uma organização.Para a criação de projetos digitais, tem de haver uma escrita criativa por detrás, bem como uma gestão altamente eficiente. Isto garantirá que todos os projetos são estruturados e supervisionados de raiz, de maneira tal que as suas probabilidades de sucesso aumentarão exponencialmente. É nesta perspetiva que se torna interessante analisar de que modo é que estes projetos são redigidos, bem como a maneira pela qual estes, e a equipa responsável por os concretizar, são geridos e coordenados.Uma vez integrado numa agência de marketing onde a missão é construir marcas criativas e inovadoras para os seus clientes, o objetivo deste estudo passou por evidenciar o contributo efetivo, tanto a nível teórico como prático, que a gestão e a escrita têm na execução de projetos de marketing digital. Para conseguirmos tirarmos conclusões sobre esta temática, na vertente da gestão, analisámos diferentes metodologias de gestão de projetos, e procedemos à aplicação prática de uma delas, sendo que na vertente da escrita, analisámos diferentes técnicas de escrita de marketing e a sua forma de execução. Através do estudo destas matérias, fomos capazes de compreender o contributo positivo e real que tanto a gestão como a escrita têm na realização de um projeto de marketing digital.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/104925
Direitos: openAccess
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