Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/104295
Título: Serviços Educativos e Captação de Públicos em Museus - Uma visão das dinâmicas no MNAC
Outros títulos: Educational Services and Attracting Audiences in Museums - A view of the dynamics in MNAC
Autor: Galvão, Mariana de Oliveira
Orientador: Nascimento, Maria Augusta Vilalobos Filipe Pereira
Palavras-chave: Museu; MNAC; Serviço Educativo; Mediação Cultural; Educação Não-formal; Museum; MNAC; Educational Service; Cultural Mediation; Non-formal Education
Data: 28-Out-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: Serviços Educativos e Captação de Públicos em Museus - Uma visão das dinâmicas no MNAC
Local de edição ou do evento: Museu Nacional de Arte Contemporânea
Resumo: O presente relatório visa a descrição das atividades realizadas no Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC) ao longo do estágio curricular realizado no âmbito da conclusão do Mestrado em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. O MNAC conta com um acervo desde 1850 até à atualidade, fazendo-se valer do modelo de exposições temporárias para conseguir apresentar ao público uma maior variedade de obras e artistas, sendo este um dos seus grandes objetivos, somando à vontade de aprofundar as obras de artistas menos conhecidos, e de promover o diálogo e a investigação sobre a vida e obra dos artistas portugueses.Durante o estágio desenvolvi atividades relacionadas com o apoio educativo e mediação cultural, tendo, principalmente, auxiliado nas visitas orientadas e nas oficinas e workshops promovidos pelo Museu, dinamizando, também, as minhas próprias atividades.Neste documento, primeiramente, encontramos um enquadramento sobre os conceitos focais do relatório, e sobre as instituições que dirigem ao Museu, de modo a haver um contexto sobre o trabalho desenvolvido e o MNAC.Posteriormente temos a caracterização da instituição de acolhimento e do seu Serviço Educativo, juntamente com a análise de um estudo de públicos, realizado pelo ISCTE-IUL, seguindo-se a descrição das atividades desenvolvidas durante o estágio. Por último apresento as minhas recomendações ao Museu, mediante o que tive a oportunidade de observar ao longo dos meses, e as considerações finais.
The present report aims to describe the activities carried out at the National Museum of Contemporary Art (MNAC) during the curricular internship realized within the scope of the conclusion of the Master’s degree in Educational Sciences of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra.MNAC has a collection from 1850 to the present, using temporary exhibitions to be able to present to the public a greater variety of works and artists, this being one of its main goals, adding to the desire to deepen the works of lesser-known artists, and to promote dialogue and research on the life and work of Portuguese artists.During the internship I developed activities related to educational support and cultural mediation, having mainly helped in guided visits and in the workshops promoted by the Museum, also realizing my own activities.In this document, firstly, we find a framework on the focal concepts of the report, and on the institutions that manage the Museum, in order to have a context about the work developed and the National Museum of Contemporary Art itself.Subsequently, we have the characterization of the host institution and its Educational Service, together with the analysis of a study of publics, carried out by ISCTE-IUL, followed by the description of the activities developed during the internship. Finally, I present my recommendations to the Museum, based on what I had the opportunity to observe over the months, and the final recommendations.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/104295
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Tese__Mariana de Oliveira Galvão.pdf4.07 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons