Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104295
Title: Serviços Educativos e Captação de Públicos em Museus - Uma visão das dinâmicas no MNAC
Other Titles: Educational Services and Attracting Audiences in Museums - A view of the dynamics in MNAC
Authors: Galvão, Mariana de Oliveira
Orientador: Nascimento, Maria Augusta Vilalobos Filipe Pereira
Keywords: Museu; MNAC; Serviço Educativo; Mediação Cultural; Educação Não-formal; Museum; MNAC; Educational Service; Cultural Mediation; Non-formal Education
Issue Date: 28-Oct-2022
Serial title, monograph or event: Serviços Educativos e Captação de Públicos em Museus - Uma visão das dinâmicas no MNAC
Place of publication or event: Museu Nacional de Arte Contemporânea
Abstract: O presente relatório visa a descrição das atividades realizadas no Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC) ao longo do estágio curricular realizado no âmbito da conclusão do Mestrado em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. O MNAC conta com um acervo desde 1850 até à atualidade, fazendo-se valer do modelo de exposições temporárias para conseguir apresentar ao público uma maior variedade de obras e artistas, sendo este um dos seus grandes objetivos, somando à vontade de aprofundar as obras de artistas menos conhecidos, e de promover o diálogo e a investigação sobre a vida e obra dos artistas portugueses.Durante o estágio desenvolvi atividades relacionadas com o apoio educativo e mediação cultural, tendo, principalmente, auxiliado nas visitas orientadas e nas oficinas e workshops promovidos pelo Museu, dinamizando, também, as minhas próprias atividades.Neste documento, primeiramente, encontramos um enquadramento sobre os conceitos focais do relatório, e sobre as instituições que dirigem ao Museu, de modo a haver um contexto sobre o trabalho desenvolvido e o MNAC.Posteriormente temos a caracterização da instituição de acolhimento e do seu Serviço Educativo, juntamente com a análise de um estudo de públicos, realizado pelo ISCTE-IUL, seguindo-se a descrição das atividades desenvolvidas durante o estágio. Por último apresento as minhas recomendações ao Museu, mediante o que tive a oportunidade de observar ao longo dos meses, e as considerações finais.
The present report aims to describe the activities carried out at the National Museum of Contemporary Art (MNAC) during the curricular internship realized within the scope of the conclusion of the Master’s degree in Educational Sciences of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra.MNAC has a collection from 1850 to the present, using temporary exhibitions to be able to present to the public a greater variety of works and artists, this being one of its main goals, adding to the desire to deepen the works of lesser-known artists, and to promote dialogue and research on the life and work of Portuguese artists.During the internship I developed activities related to educational support and cultural mediation, having mainly helped in guided visits and in the workshops promoted by the Museum, also realizing my own activities.In this document, firstly, we find a framework on the focal concepts of the report, and on the institutions that manage the Museum, in order to have a context about the work developed and the National Museum of Contemporary Art itself.Subsequently, we have the characterization of the host institution and its Educational Service, together with the analysis of a study of publics, carried out by ISCTE-IUL, followed by the description of the activities developed during the internship. Finally, I present my recommendations to the Museum, based on what I had the opportunity to observe over the months, and the final recommendations.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/104295
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese__Mariana de Oliveira Galvão.pdf4.07 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

206
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

137
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons