Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/104263
Título: Da Formação ao Envelhecimento Ativo: Um percurso com duas vertentes de Aprendizagem ao Longo da Vida
Outros títulos: From Training to Active Aging: A two-pronged path of Lifelong Learning
Autor: Martins, Ângela Cordeiro
Orientador: Seixas, Ana Maria Magalhães Teixeira
Palavras-chave: Formação Profissional; Educação de Adultos; Formandos; Educação ao Longo da Vida; Seniores; Professional Training; Adult Education; Trainees; Lifelong Learning; Seniors
Data: 28-Jul-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: Da Formação ao Envelhecimento Ativo: Um percurso com duas vertentes de Aprendizagem ao Longo da Vida
Local de edição ou do evento: CH Business Consulting e Câmara Municipal de Mortágua
Resumo: A aposta na Aprendizagem ao Longo da Vida foi uma das medidas implementadas para combater algumas lacunas visíveis na formação de jovens e adultos. Esta educação pode ser realizada a partir de diferentes formas, sendo também abrangente às pessoas com mais idade.Com vista à obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra foi realizado um estágio com dois contextos. Um primeiro momento de estágio foi realizado na CH Business Consulting onde foram desenvolvidas atividades no âmbito da organização e gestão pedagógica do projeto Formar Mais. Seguiu-se um segundo momento na Academia Saber +, um projeto da Câmara Municipal de Mortágua, que se baseou no apoio na realização das atividades e planificação de algumas para desenvolver durante o estágio. Além disso, foi proposta e desenvolvida uma investigação que tem como objetivo compreender as razões de participação e o contributo da Academia Saber + na promoção do envelhecimento ativo das pessoas com mais de 50 anos, residentes na região de Mortágua. Nesta investigação, a recolha dos dados foi realizada através de um questionário a 45 academistas. Os resultados evidenciam que os seniores frequentam a Academia pelo gosto na aquisição de conhecimentos, por se sentirem ativos e pela socialização. Verifica-se, também, um elevado grau de satisfação por parte dos academistas, especialmente ao nível do ambiente e interação entre os envolvidos, não se verificando diferenças estatisticamente significativas na maioria dos critérios em relação ao sexo.
The focus on Lifelong Learning was one of the measures implemented to combat some visible gaps in the training of young people and adults. This education can be carried out in different ways, and it also includes older people.In order to obtain a Master's degree in Educational Sciences from the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra, an internship was carried out in two contexts. The first internship took place at CH Business Consulting where activities were developed within the organization and pedagogical management of the project Formar Mais. This was followed by a second moment in the Academia Saber +, a project of Mortágua City Hall, which was based on the support in the implementation of activities and planning of some to develop during the internship. In addition, an investigation was proposed and developed that aims to understand the reasons for participation and the contribution of the Academia Saber + in promoting active aging of people over 50 years old, residents in the region of Mortágua. In this research, data collection was carried out through a questionnaire to 45 academics. The results show that seniors attend the Academy for the pleasure of acquiring knowledge, for feeling active and for socialization. There is also a high degree of satisfaction from the academy participants, especially in terms of the environment and interaction between those involved, with no statistically significant differences in most of the criteria in relation to gender.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/104263
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatorio_Estagio_Ângela_Martins_2017266407.pdf7.14 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

75
Visto em 16/jul/2024

Downloads

78
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons