Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/104231
Título: Educação e Formação de Adultos: Atuação das Organizações-Não Governamentais para o Desenvolvimento no âmbito dos Direitos Humanos e da Cidadania Global
Outros títulos: Adult Education and Training: Actions of Non-Governmental Organizations for Development within the scope of Human Rights and Global Citizenship
Autor: Lourenço, Beatriz Simões
Orientador: Vieira, Cristina Maria Coimbra
Palavras-chave: Educação e Formação de Adultos; Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento; Direitos Humanos; Cidadania Global; Igualdade de Género; Education and Training of Adults; Non-Governmental Organization for Development; Human Rights; Global Citizenship; Gender Equality
Data: 13-Jul-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: Educação e Formação de Adultos: Atuação das Organizações-Não Governamentais para o Desenvolvimento no âmbito dos Direitos Humanos e da Cidadania Global
Local de edição ou do evento: Akto - Associação para a Promoção dos Direitos Humanos e Democracia
Resumo: This present internship report represents the conclusion of Curricular Internship held in the second year of the Master's Degree in Adult Education and Training and Community Intervention at the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Coimbra.The internship took place between October of 2021 and May of 2022 in Akto - Association for the Promotion of Human Rights and Democracy - a Non-Governmental Organization for Development that aims to foster education, promotion and intervention in Human Rights and Democracy, as structural factors of positive change in the construction of a fair and equitable world. In structural terms, firstly, a brief theoretical framework is made concerning the concept of development, the role of Non-Governmental Organizations for Development in the Portuguese context, with special focus on education for non-discrimination and gender equality. The second part is a brief description of the intervention context where the student made her curricular experience, which was, in this case, Akto. Consecutively, the activities that were developed throughout the internship process will be explained, being its performance essentially in the Training Center, in the implementation of the project co-financed under typology 3.15 - Training of Strategic Publics - of the Operational Program Social Inclusion and Employment, Portugal 2020, European Union, through the European Social Fund. Finally, the Evaluation Component is presented, which integrates a self-evaluative and hetero-evaluative dimension.
O presente Relatório de Estágio, constitui o culminar do Estágio Curricular realizado no 2.º ano do Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra.O estágio curricular desenvolveu-se, entre outubro de 2021 e maio de 2022, na Akto – Associação para a Promoção dos Direitos Humanos e Democracia – uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento que visa fomentar a educação, a promoção e a intervenção em Direitos Humanos e Democracia, enquanto fatores estruturantes de uma mudança positiva na construção de um mundo justo e equitativo. Em termos estruturais, primeiramente, é efetuado um breve enquadramento teórico relativo ao conceito de desenvolvimento, ao papel das Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento no contexto português, com especial enfoque na educação para a não discriminação e igualdade de género. A segunda parte diz respeito a uma breve descrição do contexto de intervenção onde a discente efetuou a sua experiência curricular, neste caso, a Akto. Seguidamente, serão explanadas as atividades que foram desenvolvidas ao longo do processo de estágio, sendo a sua atuação, essencialmente, no Centro de Formação, ao nível da execução do projeto cofinanciado no âmbito da tipologia 3.15 – Formação de Públicos Estratégicos – do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020, União Europeia, através do Fundo Social Europeu. Por fim, é apresentada a Componente Avaliativa, que integra uma dimensão autoavaliativa e heteroavaliativa.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/104231
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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