Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/104227
Título: "Beyond Learning. Developing Entrepreneurship via Creativity in Schools"
Outros títulos: Beyond Learning. Developing Entrepreneurship via Creativity in Schools
Autor: Pinto, Diana Monteiro
Orientador: Reis, Carlos Francisco de Sousa
Palavras-chave: Criatividade; Empreendedorismo; Projeto de Investigação; Erasmus +; Creativity; Entrepreneurship; Research Project; Erasmus +
Data: 13-Out-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: "Beyond Learning. Developing Entrepreneurship via Creativity in Schools"
Local de edição ou do evento: Projeto de Investigação "Beyond the Limits: Developing Entrepreneurship via Creativity in Schools"
Resumo: The world is becoming an unpredictable and ever-changing environment. This increases the importance of developing citizens' creative competencies in order to survive and prosper in the 21st century (Shaheen, 2010). Along with developing one's potential, education must also promote the understanding and development of creativity, where Jackson (2006) defines this competence as a primary educational goal. For several reasons, the importance of creativity is unquestionable, either because it is one of the objectives mentioned transversally in school curricula or because it is considered one of the competencies for the 21st century and for lifelong learning (Széll, 2021). Thus, it is relevant to highlight Guilford's (1967a) statement, "creativity is the key to education in its fullest sense and to the solution of the most serious problems of mankind" (as cited in Fasko, 2001, p. 326). Bacigalupo et al. (2016) recognize entrepreneurship as a "key transversal competence applicable by individuals and groups, including existing organizations, in all spheres of life" (p. 10). In their understanding, entrepreneurship focuses on the transformation of opportunities and ideas into products of value, whether this be financial, cultural, or social. Individuals develop personal competencies, contribute actively to social development, enter the labor market easily, and create or expand enterprises that may have a cultural, social, or commercial motivation (Bacigalupo et al., 2016).The report "Beyond Learning. Developing Entrepreneurship via Creativity in Schools" highlights the activities carried out and the research project developed in the Project "Beyond the Limits: Developing Entrepreneurship via Creativity in Schools", under the curricular internship of the Master's Degree in Education Sciences, Faculty of Psychology and Education Sciences, University of Coimbra.
O mundo está a tornar-se num ambiente imprevisível e em constante mudança. Tal acontecimento aumenta a importância do desenvolvimento das competências criativas dos cidadãos, de modo a sobreviver e prosperar no século XXI (Shaheen, 2010). Aliado ao desenvolvimento do potencial de cada um, a educação também deve promover a compreensão e o desenvolvimento da criatividade, onde Jackson (2006) define esta competência como um objetivo educativo primordial. Por várias razões, a importância da criatividade é indiscutível, seja por constituir um dos objetivos mencionado transversalmente nos currículos escolares ou por ser considerada uma das competências para o século XXI e para a aprendizagem ao longo da vida (Széll, 2021). Assim, é relevante destacar a afirmação de Guilford (1967a), "a criatividade é a chave da educação no seu sentido mais pleno e da solução dos problemas mais graves da humanidade" (como citado em Fasko, 2001, p. 326). Bacigalupo et al. (2016) reconhecem o empreendedorismo como uma “competência chave transversal aplicável por indivíduos e grupos, incluindo organizações existentes, em todas as esferas da vida” (p. 10). Em seu entendimento, o empreendedorismo centra-se na transformação de oportunidades e ideias em produtos de valor, seja este financeiro, cultural ou social. Os cidadãos desenvolvem competências pessoais, contribuem ativamente para o desenvolvimento social, entram facilmente no mercado de trabalho e criam ou expandem empresas que possam ter uma motivação cultural, social ou comercial (Bacigalupo et al., 2016).O Relatório “Beyond Learning. Developing Entrepreneurship via Creativity in Schools” evidencia as atividades realizadas e o projeto de investigação desenvolvido no Projeto “Beyond the Limits: Developing Entrepreneurship via Creativity in Schools”, no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/104227
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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