Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/104226
Título: Transferência de competências de vida pela participação na arte matcial Jiu-Jitsu
Outros títulos: Transfer of life skills through participation in the martial art: Jiu-Jitsu
Autor: Rodrigues, João Paulo Roque
Orientador: Urbano, Pedro Manuel Malaquias Pires
Palavras-chave: artes marciais; competências de vida; Jiu-Jitsu; transferência; martial arts; life skills; Jiu-Jitsu; transfer
Data: 14-Jul-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: Transferência de competências de vida pela participação na arte matcial Jiu-Jitsu
Local de edição ou do evento: Universidade de Coimbra
Resumo: As competências de vida são as competências que permitem ao indivíduo ter sucesso no seu contexto de vida, seja na escola, em casa ou na comunidade (Danish, 1997; Dias, Cruz, & Danish, 2001; Gould & Carson, 2008). Mais especificamente, as competências de vida referem-se aos recursos pessoais que o indivíduo pode treinar e assumir num dado contexto e depois transferir para outros domínios da sua vida (e.g., formular objetivos, controlar emoções, resolver problemas). Analisando a participação dos sujeitos na arte marcial Jiu-Jitsu, o objetivo deste estudo foi explorar a transferência de competências de vida entre adultos que participam nesta prática. Mais especificamente, perceber se pelo seu envolvimento, os mesmos adquiriram e/ou desenvolveram competências de vida, assim como a forma como essas competências foram aprendidas e se foram transferidas para outros domínios/contextos de vida dos sujeitos. Os resultados mostraram que os participantes percecionaram que o seu envolvimento no Jiu-Jitsu melhorou as suas vidas em diferentes domínios/contextos, e que essa melhoria parece surgir das competências de vida que adquiriram pela prática. Os resultados também indicaram que o apoio dos instrutores e o dos colegas nas academias/clubes parecem ter desempenhado um papel importante ao fornecer o contexto necessário para que o desenvolvimento dessas competências fosse possível, visto que essa aprendizagem foi conseguida maioritariamente através de processos implícitos, e não pelo uso de estratégias pedagógicas explícitas.
Life skills are the skills that allow an individual to succeed in their life context, whether at school, at home or in the community (Danish, 1997; Dias, Cruz, & Danish, 2001; Gould & Carson, 2008). More specifically, life skills refer to the personal resources that the individual can train and assume in a given context and then transfer to other domains of his life (e.g., formulating goals, controlling emotions, solving problems). The aim of this study was to explore the transfer of life skills between adults who participate in the martial art Jiu-Jitsu. More specifically, to understand whether through their involvement, they acquired and/or developed life skills, as well as how these skills were learned and whether they were transferred to other domains/contexts of subjects' lives. The results showed that participants perceived that their involvement in Jiu-Jitsu improved their lives in different domains/contexts, and that this improvement seems to arise from the life skills they acquired through the practice. The results also indicated that the support of the instructors and the colleagues in the academies/clubs seem to have played an important role in providing the necessary context for the development of these skills to be possible, as this learning was mostly achieved through implicit processes, and not by the use of explicit pedagogical strategies. For this reason, the possibility arises that it is not absolutely necessary to add a formal life skills programme in addition to regular teaching in sports practices for there to be acquisition and transfers of these skills. Instead, instructors can work to create an atmosphere that is conducive to the acquisition of these skills and provide advice to participants when opportunities arise.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/104226
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Tese_JoãoRodrigues.pdf608.16 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons