Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104199
Title: O ESTUDO ACOMPANHADO EM CONTEXTO DE ACOLHIMENTO RESIDENCIAL: ESRATÉGIAS DE ORGANIZAÇÃO, HÁBITOS E MÉTODOS DE ESTUDO
Other Titles: ACCOMPANIED STUDY IN A RESIDENTIAL CARE CONTEXT: ORGANIZATION STRATEGIES, STUDY METHODS AND HABITS
Authors: Carvalho, Carolina Fraga Oliveira Veiga
Orientador: Rebelo, Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz
Keywords: Métodos de Estudo; Estudo Acompanhado; Acolhimento Residencial; Aprendizagem Significativa; Metacognição; Study Methods; Accompanied Study; Residential Care; Significant Learning; Metacognition
Issue Date: 24-Oct-2022
Serial title, monograph or event: O ESTUDO ACOMPANHADO EM CONTEXTO DE ACOLHIMENTO RESIDENCIAL: ESRATÉGIAS DE ORGANIZAÇÃO, HÁBITOS E MÉTODOS DE ESTUDO
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: O presente relatório corresponde ao trabalho desenvolvido ao longo do estágio curricular, em contexto de acolhimento residencial de crianças e jovens, realizado no Colégio de S. Caetano da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra, no âmbito do mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. O acolhimento residencial é uma medida utilizada na proteção contra a negligência, maus-tratos e incapacidade educativa por parte dos progenitores ou substitutos, constituindo uma área de intervenção e investigação tão relevante quanto sensível, dado o impacto que pode surtir no desenvolvimento da crianças ou jovem. O projeto de intervenção incide em temas como o estudo acompanhado, o aprender a aprender, a organização do espaço e gestão do tempo de estudo. Este projeto foi planeado segundo a análise das necessidades, a disponibilidade do público-alvo e da instituição. Deste modo, o projeto conta com seis sessões e proporciona às crianças e jovens ferramentas que lhes permite organizar e gerir a sua vida escolar. Fizeram parte deste projeto sete crianças e jovens, com idades entre os oito e os catorze anos. Relativamente á avaliação do projeto, este tem por base o modelo hierárquico de Kirkpatrick (2010) e realizou-se através do questionamento oral com recurso a grelhas de forma a registar o feedback e satisfação das crianças/jovens, da aplicação de questionários antes e depois do projeto, do testemunho de profissionais e da utilização das ferramentas desenvolvidas, assim, foi-nos possível obter resultados como o aumento significativo dos tempos de estudo bem como uma melhoria nas notas finais dos jovens. Concluímos que o tema demonstrou ser bastante valioso no contexto em que foi inserido, mais relevância teve quando surge após a um ano escolar em pandemia, que alterou completamente rotinas, gestão do tempo de estudo e hábitos de estudo. Assim sendo, o técnico de educação, em contexto de acolhimento de crianças e jovens desempenha um papel fundamental, pois possui um conjunto de competências a nível pessoal, técnico e científico que lhe permite analisar as necessidades e assim desenvolver estratégias de intervenção e avaliação de acordo com as políticas públicas.
This report corresponds to the work developed during the curricular internship, in the context of residential care for children and teenagers, carried out at Colégio de S. Caetano da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra, within the scope of the Master's Degree in Educational Sciences at the Faculty of Psychology and Education Sciences at the University of Coimbra. Residential care is a measure used in protection against negligence, abuse and educational incapacity on the part of parents or substitutes, constituting an area of intervention and research that is as relevant as it is sensitive, given the impact it can have on the development of children or teenagers. The intervention project focuses on topics such as accompanied study, learning to learn, space organization and study time management. This project was planned according to the analysis of needs, the availability of the target audience and the institution. In this way, the project has six sessions and provides children and teenagers with tools that allow them to organize and manage their school life. Seven children and teenagers, aged between eight and fourteen, took part in this project. Regarding the evaluation of the project, it is based on the hierarchical model of Kirkpatrick (2010) and was performed through oral questioning using grids in order to record the feedback and satisfaction of the children/teenagers, the application of questionnaires before and after of the project, the testimony of professionals and the use of the tools developed, thus, it was possible for us to obtain results such as a significant increase in study times as well as an improvement in the final grades of the children/teenagers. We conclude that the theme proved to be quite valuable in the context in which it was inserted, it had more relevance when it emerged after a school year in a pandemic, which completely changed routines, study time management and study habits. Therefore, the education technician, in the context of residential care for children and teenagers, plays a fundamental role, as he has a set of skills at a personal, technical and scientific level that allows him to analyse the needs and thus develop intervention and evaluation strategies according to with public policies.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/104199
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio - Carolina Fraga Carvalho.pdf13.03 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

67
checked on Apr 24, 2024

Download(s)

77
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons