Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104197
Title: A Gestão da Qualidade em Instituições de Ensino Superior - Um olhar sobre a Universidade de Coimbra
Other Titles: Quality Management in Higher Education Institutions - A look at the University of Coimbra
Authors: Ricardo, Fábio Dias
Orientador: Seixas, Ana Maria Magalhães Teixeira
Keywords: Gestão da Qualidade; Sistemas Internos de Garantia da Qualidade; Monitorização e Avaliação da Qualidade Pedagógica; Quality Manegement; Internal Quality Assurance Systems; Monitoring and Evaluation of Pedagogical Quality. 
Issue Date: 26-Oct-2022
Serial title, monograph or event: A Gestão da Qualidade em Instituições de Ensino Superior - Um olhar sobre a Universidade de Coimbra
Place of publication or event: Gabinete de Promoção da Qualidade
Abstract: A educação, e em particular o Ensino Superior, constitui o setor mais determinante para o futuro de uma sociedade, pelo que se espera que funcione com elevados níveis de desempenho e qualidade. Com o foco em contribuir para a melhoria contínua da qualidade da Universidade de Coimbra e para o seu Sistema de Gestão, e com vista à obtenção do grau de mestre em Administração Educacional pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, foi realizado um estágio no Gabinete de Promoção da Qualidade da Universidade de Coimbra. Neste contexto foram realizadas diversas atividades no âmbito da gestão da qualidade, nomeadamente ao nível do processo de monitorização e avaliação da qualidade pedagógica, detalhadas neste relatório. Para além disto, foi proposta ao Gabinete de Promoção da Qualidade a realização de uma investigação com o objetivo de otimizar o processo de monitorização e avaliação da qualidade pedagógica, mais especificamente os instrumentos de auscultação de estudantes e docentes. Através de uma metodologia sequencial mista, constituída por duas etapas, foram auscultados os estudantes e docentes através de grupos focais e questionários. Nos questionários, aplicados a toda a comunidade académica, foram recebidas 1153 respostas de estudantes e 480 respostas de docentes. Da realização do estudo percebeu-se que existe a necessidade de melhorar o processo de monitorização e avaliação da qualidade pedagógica em diversas dimensões, com destaque para o próprio instrumento utilizado e para o modelo de comunicação ao longo de todo o processo. No presente documento são apresentados de forma detalhada os principais resultados obtidos, bem como as ações de melhoria planeadas na sequência deste projeto.
Education, and in particular Higher Education, is the most decisive sector for the future of a society, so it is expected to function with high levels of performance and quality.With the focus on contributing to the continuous improvement of the quality of the University of Coimbra and its Management System, and with a view to maintaining the University's master's degree in Educational Administration by the Faculty of Psychology and Educational Sciences Coimbra, a internship at the Quality Promotion Office of the University of Coimbra.In this context, several management activities were carried out within the scope of quality assessment, namely in terms of the monitoring process and pedagogical quality, in this quality report.In addition, the Quality Promotion Office was proposed to carry out an investigation with the aim of optimizing the process of monitoring and evaluating pedagogical quality, more specifically the instruments for listening to students and teachers. From a mixed sequential methodology, through two stages, students and teachers were consulted through focus groups and teachers. response, the academic community, applied to the entire academic community, 1153 responses were received from students and 480 responses from professors. The accomplishment of the qualified quality study and the adequate process that there is a need to evaluate the pedagogical quality throughout the process, with emphasis on the model of the entire instrument. This document presents the improvement of the main results in detail, as well as the actions planned following the project.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Administração Educacional apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/104197
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
relatorio_de_estagio_Favio Dias Ricardo.pdf2.77 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons