Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104098
Title: A Coleção de Pinturas Cenográficas da Sociedade de Instrução Tavaredense - Uma Proposta de Gestão e Programação
Other Titles: The Collection of Scenographic Paintings of the Sociedade de Instrução Tavaredense - A Proposal for Management and Programming
Authors: Martins, João Miguel Amorim
Orientador: Quadros, Sandra Patrícia Antunes Ferreira da Costa Saldanha e
Keywords: Sociedade de Instrução Tavaredense; Pinturas Cenográficas; Património; Gestão; Programação; Sociedade de Instrução Tavaredense; Scenographic Paintings; Heritage; Management; Programming
Issue Date: 20-Oct-2022
Serial title, monograph or event: A Coleção de Pinturas Cenográficas da Sociedade de Instrução Tavaredense - Uma Proposta de Gestão e Programação
Place of publication or event: Tavarede, Figueira da Foz
Abstract: O interesse demonstrado pela Sociedade de Instrução Tavaredense (SIT) em capacitar as suas instalações com condições condignas que permitam a conservação, salvaguarda e dinamização do património que incorpora, serviu de mote para a realização de um trabalho de investigação centrado na Coleção de Pinturas Cenográficas existente.Este processo, de passível replicação no restante acervo, tem como principal propósito dar a conhecer aos organismos públicos a relevância patrimonial do objeto em estudo, alicerçando esse intento no conjunto de conclusões adquiridas pelo processo de inventariação desenvolvido, complementado por uma investigação detalhada sobre a cenografia, o seu lugar no teatro europeu e nacional, os seus principais autores, os acervos conhecidos e os mecanismos propostos para a sua conservação, salvaguarda, estudo e dinamização. Com esse propósito foi elaborado um plano que a pretende dignificar, demonstrando a relevância do papel institucional na sua proteção, utilizando os exemplos existentes como um meio de aprendizagem positivo na construção de mecanismos captantes da atenção de novos públicos, relevando as temáticas patrimoniais e a sua importância na construção identitária, na preservação da memória coletiva e nos usos e costumes de qualquer comunidade. Sabendo da falta de investigação em torno do tema e comprovando o declínio da utilização da pintura cenográfica nas produções artísticas atuais, deseja-se, à semelhança do trabalho do Museu Nacional do Teatro e da Dança, propor a criação de um espaço dedicado à temática fora dos grandes centros, no caso específico, numa vila que desde o século XIX apresenta uma Tradição Teatral Amadora e numa instituição que a preserva desde os inícios do século XX, para que as gerações atuais e vindouras não fiquem privadas de uma coleção de pinturas cenográficas única, que se espera ver integrada na lista de património móvel classificado, salvaguardando-a e permitindo a sua perenidade.
The interest shown by Sociedade de Instrução Tavaredense (SIT) in providing its facilities with decent conditions that allow for the conservation, safeguarding and promotion of the heritage it incorporates, served as a motto for carrying out a research work centered on the existing Scenographic Paintings Collection.This process, which can be replicated in the rest of the collection, has as its main purpose to make public bodies aware of the patrimonial relevance of the object under study, basing this intention on the set of conclusions acquired by the developed inventory process, complemented by a detailed investigation of the scenography, its role in the development of the Western Theater, its History in the Portuguese Theater, the main authors, the known collections and the proposed mechanisms for its conservation, safeguard, study and promotion.For this purpose, a plan was drawn up that intends to dignify it, demonstrating the relevance of the institutional role in its protection, using the existing examples as a positive learning means in the construction of mechanisms that capture the attention of new audiences, highlighting the heritage themes and their importance in the construction of identity, in the preservation of collective memory and in the uses and customs of any community.Knowing the lack of research on the subject and proving the decline in the use of scenographic painting in current artistic productions, it is desired, similar to the work of the National Museum of Theater and Dance, to propose the creation of a space dedicated to the theme outside of the great centers, in the specific case, in a village that since the 19th century has had an Amateur Theater Tradition and in an institution that has preserved it since the beginning of the 20th century, so that current and future generations are not deprived of a unique collection of scenographic paintings. , which is expected to be included in the list of classified movable heritage, safeguarding it and allowing its perpetuity.
Description: Dissertação de Mestrado em Património Cultural e Museologia apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/104098
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
JoaoMartins_versaofinal.pdf15.04 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

69
checked on Jul 17, 2024

Download(s)

142
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons