Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/104094
Título: A Sala de Aula Invertida – Contributos para a Autoaprendizagem e Construção de Conhecimento em História e Cultura das Artes
Outros títulos: The Flipped Classroom – Contributions to Learning and Knowledge Construction in the History and Culture of the Arts
Autor: Esperança, Sandra Cristina Coelho Velosa Fernandes
Orientador: Ribeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio
Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo
Palavras-chave: Sala de Aula Invertida; Construção de Conhecimento Histórico; Autoaprendizagem; Aluno do Século XXI; História da Cultura e das Artes; Flipped Classroom; Construction of Historical Knowledge; Academic Self-learning; 21st Century Student; History of Culture and the Arts
Data: 25-Out-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: A Sala de Aula Invertida – Contributos para a Autoaprendizagem e Construção de Conhecimento em História e Cultura das Artes
Local de edição ou do evento: Escola Secundária José Estêvão - Aveiro
Resumo: Este relatório é realizado no âmbito da Prática Pedagógica de Ensino, integrada no Mestrado de Ensino em História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra no ano letivo 2021/2022. É consensual que hoje, a sociedade postula um ensino heterodirigido, apoiado em novas dinâmicas de aprendizagem digital. Esta crescente realidade socio-educacional, que instituiu novas formas de aprender, integra o estudo deste relatório, que assenta na implementação pedagógica da Sala de Aula Invertida numa turma do 11º ano de História da Cultura e das Artes do Agrupamento de Escolas José Estevão em Aveiro. A Sala de Aula Invertida estrutura-se como uma metodologia ativa de aprendizagem, centrada em atividades práticas e colaborativas em sala de aula e enquadrada nas Aprendizagens Essenciais da disciplina de História da Cultura e das Artes, nomeadamente no que diz respeito à promoção de aprendizagens construtivas e ativas de base prática, que visam uma análise visual, estética e formal do objeto artístico-histórico. Partindo de um estudo de caso de abordagem qualitativa, a presente investigação procurou objetivar a viabilidade desta metodologia para com a construção do conhecimento histórico dos alunos nesta disciplina, assim como a influência deste método na sua autoaprendizagem. A análise dos resultados indica que, apesar da resistência dos alunos às aulas invertidas, preferindo o conforto do método “tradicional” de aulas, a Sala de Aula Invertida beneficiou o processo de aprendizagem dos conteúdos e terminologias associados à disciplina. Por sua vez, o inquérito aplicado, cujos resultados foram avaliados através da Escala de Competência de Autoaprendizagem - ECAA (Lima Santos, Rurato & Faria, 2000), reforçou o input do método no desenvolvimento de atitudes e valores de autonomia dos alunos, não apenas no aumento da sua confiança, mas nas suas capacidades de estudo, postura e relacionamento com os colegas.
This report is carried out within the scope of the Pedagogical Teaching Practice. Integrated in the Master of History Teaching for 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education of the University of Coimbra’s Faculty of Arts and Humanities, academic year 2021/2022. academic year 2021/2022. It is consensual today, a society postulates a hetero-directed teaching, supported by new dynamics of digital learning. Society nowadays, supported by new dynamics of digital learning, postulates a new way of teaching. This socio-educational reality, which instituted new ways of learning is part of the study of this report is based on the implementation of the Inverted Classroom method on a year 11 th grade of History of Culture and Arts Class of the José Estevão Group of Schools. The Inverted Classroom is a learning methodology centered around practical and collaborative activities in the classroom. It is framed by the Essential Learnings of the History of Culture and Arts subject, namely regarding the promotion of constructive and active learning practical basis, which aims at a visual, aesthetic, and formal analysis of an artistic-historical object. The aim of this qualitative study was to analyse this method’s feasibility in regards to the students' overall knowledge of the subject, as well as the impact of this method on their self-learning. Upon analysis, results indicate that, despite the student’s resistance to flipped classes, as oppose to the “traditional” classroom method, students preferred this learning method for contents and terminology associated with the discipline. Furthermore, the questionnaire carried out and analysed through the Self-Learning Competency Scale – ECAA (Lima Santos, Rurato & Faria, 2000), highlighted a positive impact of the methodology on the students’ self-learning as well as increase their confidence, study abilities, attitude, and relationship with colleagues.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/104094
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
SandraEsperança_versaofinal.pdf7.53 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

238
Visto em 28/ago/2024

Downloads

161
Visto em 28/ago/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons