Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/104026
Título: Dinâmicas Familiares e a Ansiedade dos Adolescentes: Um Estudo Exploratório Durante a Pandemia COVID-19
Outros títulos: Family Dynamics and Adolescent Anxiety: An Exploratory Study During the COVID-19 Pandemic
Autor: Costa, Marta Filipa Ramalho
Orientador: Lima, Margarida Maria Batista Mendes Pedroso
Palavras-chave: Dinâmicas familiares; Ansiedade; Adolescentes; COVID-19; Family dynamics; Anxiety; Adolescents; COVID-19
Data: 25-Jul-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: Dinâmicas Familiares e a Ansiedade dos Adolescentes: Um Estudo Exploratório Durante a Pandemia COVID-19
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Resumo: A pandemia COVID-19 foi uma realidade desorganizadora que se instalou pelo mundo. Várias investigações internacionais estudaram o impacto que esta doença propiciou nos indivíduos com as mais diversas idades. Neste sentido, o objetivo deste estudo exploratório é perceber de que modo as dinâmicas familiares e as eventuais mudanças ocorridas dentro da família, sob a perspetiva dos jovens, impactaram a ansiedade manifesta destes adolescentes. O CMAS-R (Children’s Manifest Anxiety Scale - Revised) e variadas questões que permitiram analisar as dinâmicas familiares foram administrados a estudantes de duas escolas do norte do país (Escola Básica e Secundária Vieira de Araújo e Agrupamento de Escolas Carlos de Amarante) com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos. Para a exploração dos resultados, foram efetuadas análises comparativas de médias, correlações e a regressão linear. Os resultados obtidos permitem concluir que as variáveis sociodemográficas, familiares e relacionais pais-filhos têm uma capacidade explicativa de mais de um terço da ansiedade manifesta dos adolescentes. Perante os resultados obtidos, esta investigação revela-se teoricamente importante por demonstrar, de modo objetivo, aspetos que influenciam o bem-estar dos adolescentes, permitindo-lhes um desenvolvimento mais saudável. No que diz respeito às implicações práticas, sendo os pais parte importante da vida dos adolescentes, a sensibilização, aconselhamento e, eventualmente, a intervenção dos progenitores deve ocorrer para que também estes fiquem dotados de conhecimentos que lhes permitam um melhor desempenho das suas funções parentais.
The COVID-19 pandemic was a disruptive reality that swept across the world. Several international investigations have studied the impact of this disease in individuals of all ages. Therefore, the aim of this exploratory study is to understand how family dynamics and possible changes within the family, from the perspective of young people, affected their levels of anxiety. The measure CMAS-R (Children’s Manifest Anxiety Scale – Revised) and several other questions regarding family dynamics were administered to students from two schools in the north of Portugal (Escola Básica e Secundária Vieira de Araújo and Agrupamento de Escolas Carlos de Amarante) aged between 12 and 17 years old. Comparison of means, correlations and linear regression analyses were carried out for the exploration of the quantitative data. Findings from this study underline that sociodemographic, family and parent-child relational variables altogether have an explanatory power of more than a third of the anxiety manifested by both younger and older adolescents. In light of the obtained results, the present study is theoretical relevant for objectively demonstrating certain aspects that influence the well-being of adolescents, allowing them a healthier development. Concerning pratical implications, and since parents are an important part of any adolescent’s life, parent’s awareness, advice and, eventually, intervention are important in a way that equips with knowledge, allowing them to better perform their role.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/104026
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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