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https://hdl.handle.net/10316/104024
Título: | A Relação entre o Otimismo, as Emoções Positivas e o Crescimento Pós-Traumático, durante a pandemia de COVID-19 | Outros títulos: | The relationship between Optimism, Positive Emotions and Post-Traumatic Growth, during the COVID-19 pandemic | Autor: | Gomes, Bárbara João Vieira | Orientador: | Lima, Margarida Maria Batista Mendes Pedroso | Palavras-chave: | Otimismo; Emoções Positivas; Crescimento Pós-Traumático; Pandemia de COVID-19; Optimism; Positive Emotions; Post-Traumatic Growth; COVID-19 pandemic | Data: | 27-Jul-2022 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | A Relação entre o Otimismo, as Emoções Positivas e o Crescimento Pós-Traumático, durante a pandemia de COVID-19 | Local de edição ou do evento: | Universidade de Coimbra | Resumo: | O impacto ao nível económico, social e psicológico da pandemia de COVID-19 foi imenso. Pelas suas características e consequências, a pandemia pode ser considerada um evento com impacto traumático. Inúmeros estudos foram realizados com o intuito de compreender as suas repercussões na saúde mental dos indivíduos. O Otimismo e as Emoções Positivas são duas variáveis que parecem funcionar como fatores adaptativos e protetores perante situações traumáticas, promovendo mudanças positivas nos indivíduos, também conhecidas como Crescimento Pós-Traumático (CPT). Neste sentido, o presente estudo foca-se na relação entre o Otimismo, as Emoções Positivas e o Crescimento Pós-Traumático, durante a pandemia de COVID-19, englobando a população em geral. Foramrealizadas análises comparativas das médias relativas à idade, género e situação profissional, face às principais variáveis em estudo. Foram ainda exploradas o tipo de relação entre o Otimismo, Emoções Positivas, idade e CPT. Por fim, foi analisado o poder preditivo do Otimismo, Emoções Positivas e Idade no CPT. A amostra recolhida constituída por 103 sujeitos, com idades compreendidas entre os 18 e 77 anos (M = 27,33; DP = 13, 084), foi recolhida através de uma plataforma online. No que diz respeito aos resultados, estes mostram diferenças significativas na situação profissional, mais especificamente, no grupo de Não Estudantes comparativamente ao grupo de Estudantes, relativamente ao CPT. É de referir que o Otimismo está moderadamente e positivamente associado com as Emoções Positivas e o CPT. As duas primeiras variáveis apresentam maior poder preditivo sobre o CPT. The economic, social and psychological impact of the COVID-19 pandemic was immense. Due to its characteristics and consequences, the pandemic can be considered na event with a traumatic impact. Numerous studies have been conducted with the aim of understanding how their mental health studies repercussions. Optimism and Positive Emotions are two variables that seem to work as adaptive and protective factors in the face of traumatic situations, promoting positive changes in individuals, also known as Post-Taumatic Growth (PTG). Therefore, the present study focuses on the relation between Optimism, Positive Emotions and Post-Traumatic Growth, during the COVID-19 pandemic, encompassing the general populations. Comparative analysis of the averages concerning to age, gender and professional status were carried out, in view of the main variables under study. The type of relationship between Optimism, Positive Emotions, age and PTG were also explored. Ultimately, the predictive value of Optimism, Positive Emotions and age in PTG was analysed. The collected sample composed of 103 subjects, aged between 18 and 77 years (M = 27.33; SD = 13. 084), was collected through an online platform. With regard to the results, they show significant differences in the professional status, more specifically, in the Non-student group compared to the Student group, in relation to the PTG. It should be noted the Optimism is moderately and positively associated with Positive Emotions and PTG. The first two variables have greater predictive value on PTG. |
Descrição: | Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | URI: | https://hdl.handle.net/10316/104024 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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