Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/103972
Título: | 'Sou um animal muito antigo, também serei mulher bomba' ou a história segundo Tatiana Pequeno | Outros títulos: | ‘I am a very ancient animal, I’ll be too a female suicide bomber’ or the History according to Tatiana Pequeno | Autor: | Martinez, Luciana Teixeira | Palavras-chave: | Tatiana Pequeno; Escrita feminina; Mulher; Tempo; Walter Benjamin; Tatiana Pequeno; Female writing; Women; Time; Walter Benjamin | Data: | 4-Set-2022 | Editora: | Associação Internacional de Lusitanistas | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Veredas: Revista da Associação Internacional de Lusitanistas | Número: | 37 | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | A partir da aproximação entre a forma como Hélène Cixous concebe a escrita feminina em O riso da Medusa e a crítica ao progresso e à História de Walter Benjamin, este artigo lê três poemas da poeta brasileira Tatiana Pequeno. São eles “museu nacional”, “museu nacional.2” e “querida,”, todos retirados do livro Onde estão as bombas (2019). A hipótese é a de que se pensarmos, como Cixous, que a escrita da mulher articula uma temporalidade singular que tanto provoca rupturas na história homogeneizante quanto promove encontros potencialmente transformadores entre a história pessoal e coletiva, poderemos olhar para textos escritos por mulheres como reescritas de uma nova história, singular e múltipla, que – com Benjamin – é possível chamar de revolucionárias. Este trabalho identifica na poesia de Tatiana Pequeno os ecos desta pequena revolução, destas rupturas na História. “The Laugh of the Medusa” (1975) and the critique of progress and History present in Walter Benjamin thought, this article reads three poems of Brazilian poet Tatiana Pequeno: “museu nacional”, “museu nacional.2” and “querida”, all of them extracted from her book Onde estão as bombas (2019). The hypothesis is that if one perceives feminine writing as an articulation of a singular kind of temporality that both induces breaks in homogenizing history and engenders potentially transforming appointments between personal and collective histories, one can – then – classify feminine writing as modes of rewriting History. In that way, they can be seen – along with Walter Benjamin – as revolutionary. This word identifies in Tatiana Pequeno’s poetry those echoes of revolution, this ruptures in History. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/103972 | ISSN: | 2183-816X | DOI: | 10.24261/2183-816x1437 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sou um animal muito antigo.pdf | 75.81 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
96
Visto em 16/out/2024
Downloads
74
Visto em 16/out/2024
Google ScholarTM
Verificar
Altmetric
Altmetric
Este registo está protegido por Licença Creative Commons