Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/103408
Título: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS, JUNTO DA TURMA DO 9ºG, NO ANO LETIVO 2021-2022 "FEEDBACK PEDAGÓGICO COMO FORMA DE CAPTAÇÃO DA ATENÇÃO DA TURMA NO CONTEXTO DAS AULAS DE EF”
Outros títulos: REPORT ON THE PEDAGOGICAL INTERNSHIP, DEVELOPED AT THE BASIC SCHOOL 2/3 MARTIM DE FREITAS, WITH THE 9th G CLASS, IN THE 2021-2022 SCHOOL YEAR "PEDAGOGICAL FEEDBACK AS A WAY TO CAPTURE CLASS ATTENTION IN THE CONTEXT OF PE CLASSES”
Autor: Sá, Cláudia Marisa Santos de
Orientador: Pereira, Artur Manuel Romão
Palavras-chave: Educação Física; Estágio Pedagógico; Intervenção Pedagógica; Reflexão; Physical Education; Educational Internship; Pedagogical Intervention; Reflection
Data: 7-Set-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS, JUNTO DA TURMA DO 9ºG, NO ANO LETIVO 2021-2022 "FEEDBACK PEDAGÓGICO COMO FORMA DE CAPTAÇÃO DA ATENÇÃO DA TURMA NO CONTEXTO DAS AULAS DE EF”
Local de edição ou do evento: COIMBRA
Resumo: O presente relatório de estágio tem como objetivo apresentar uma reflexão aprofundada sobre o percurso no Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola EB 2/3 Martim de Freitas, em Coimbra, no ano lectivo 2021/2022, junto da turma do 9. G. O estágio pedagógico é parte integrante do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto de Coimbra que culmina com a elaboração deste relatório, unidade curricular do 4. semestre do MEEFEBS.O estágio pedagógico constitui o momento em que os professores estagiários tem a sua primeira experiência como docentes em contexto real, com a possibilidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na sua formação base, através de uma intervenção pedagógica supervisionada e orientada.Este relatório teve como referência o Guia de Estágio Pedagógico 2021/2022, no qual são definidos os objectivos gerais e específicos, relativos a quatro áreas de intervenção: Atividades de Ensino-Aprendizagem (Área 1), Atividades de Organização e Gestão Escolar (Área 2), Projetos e Parcerias Educativas (Área 3) e Atitude Ético- Profissional (Área 4). O relatório de estágio está assim subdividido em 3 capítulos. No primeiro capítulo é apresentada a contextualização da prática desenvolvida, que inclui uma narrativa do nosso percurso pessoal e profissional, e o plano de formação individual. O segundo capítulo é constituído pela análise reflexiva de toda a prática pedagógica desenvolvida nas 4 áreas de intervenção do Guia de Estágio. O terceiro capítulo apresenta o aprofundamento do tema/problema, desenvolvido numa primeira etapa na unidade curricular de investigação/ação do 3º semestre do MEEFEBS. Este estudo teve por base as dificuldades sentidas na leccionação das aulas em relação à captação da atenção da turma. Assim, foi desenvolvido o tema “Feedback Pedagógico, como forma de captação da atenção da turma, no contexto das aulas de EF”, com o objetivo de analisar e melhorar os feedbacks emitidos.O estágio pedagógico constituiu uma etapa de grande aprendizagem, fundamental na formação de professores, principalmente por envolver um processo muito rico de reflexões, proporcionado pela supervisão e acompanhamento da prática pedagógica.
The following training report aims to present a profound reflection on the path in the Educational Internship developed at the EB 2/3 Martim de Freitas School, in Coimbra, during the academic year 2021/2022, with the class 9o G. The educational internship is an integral part of the Master's in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sports Sciences of Coimbra, which culminates in the preparation of this report, curricular unit of the 4th semester of MEEFEBS.The Educational internship is the moment when trainee teachers have their first experience as teachers in a real context, with the possibility of applying the knowledge acquired in their basic training, through a supervised and guided pedagogical intervention.This report was based on the Educational Internship Guide 2021/2022, in which the general and specific objectives are defined, relating to four areas of intervention: Teaching-Learning Activities (Area 1), Organizational and School Management Activities (Area 2), Educational Projects and Partnerships (Area 3) and Ethical-Professional Attitude (Area 4). The internship report is thus subdivided into 3 chapters. In the first chapter, the contextualization of the developed practice is presented, which includes a narrative of our personal and professional path, and the individual training plan. The second chapter consists of a reflective analysis of the entire pedagogical practice developed in the 4 intervention areas of the Internship Guide. The third chapter presents the deepening of the theme/problem, developed in a first stage in the research/action, curricular unit of the 3rd semester of MEEFEBS. This study was based on the difficulties felt in the teaching of classes in relation to capturing the attention of the class. Thereby, was developed the theme “Pedagogical Feedback, as a way of capturing the attention of the class, in the context of PE classes", with the objective of analyzing and improving the feedbacks issued.The educational internship constituted a stage of great learning, fundamental in the formation of teachers, mainly because it involves a very rich process of reflection, provided by the supervision and monitoring of the pedagogical practice.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/103408
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
RE_Claudia Marisa Sa_22.06.pdf3.62 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

73
Visto em 5/nov/2024

Downloads

130
Visto em 5/nov/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons