Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/1033
Título: Enurese e enureses : as várias realidades dum mesmo fenómeno
Autor: Relvas, Ana Paula Pais Rodrigues da Fonseca 
Orientador: Dias, Carlos Amaral
Palavras-chave: Psicologia Pedagógica
Data: 23-Jan-1988
Citação: RELVAS, Ana Paula - Enurese e enureses : as várias realidades dum mesmo fenómeno. Coimbra : [s.n.], 1987. 590 p.
Resumo: Esta investigação, que tem como objectivo o estudo psico-social e familiar da enurese infantil, divide-se em duas partes: revisão bibliográfica e estudo de campo. Na revisão bibliográfica apresenta-se e discute-se a evolução histórica, definição, classificação e epidemiologia da enurese (Cap. I); analisa-se o valor da aquisição do controlo esfincteriano no processo de desenvolvimento – níveis neurofisiológico, psico-afectivo e cognitivo (Cap. II); abordam-se as teorias etiopatogénicas (Cap.III) e as perspectivas profilácticas e terapêuticas da enurese (Cap.IV). A contribuição mais pessoal da autora (Cap.V ) centra-se no estudo dos dados de um inquérito passado a 900 crianças (do Concelho de Coimbra, com idades compreendidas entre os 5 e os 11 anos). Através do Método da Análise Factorial de Correspondências avaliaram-se : 1) As relações entre dinâmica e estrutura familiares e a enurese ou o controlo urinário adequado; 2) as correspondências sócio-profissionais da enurese; 3) as características desenvolvimento e comportamentais da criança enurética e da não enurética 4) as correspondências entre comportamentos e atitudes da criança e da família e as características do próprio sintoma (a enurese nocturna secundária foi estudada separadamente). Observou-se que : 1) a enurese e o controlo miccional se associam a diferentes perfis da criança e da família 2) a enurese nocturna secundária apresenta dois enquadramentos distintos a nível familiar e individual – um aproxima-se do perfil da enurose em geral enquanto o outro apresenta caracteristicas que apontam para uma maior reactividade. A partir da discussão destes resultados (Cap. VI) sustenta-se o valor psicológico da enurose como sintoma de carácter psicossomático e põe-se em questão o significado clínico usualmente atribuido à distinção enurose primária/secundária, nomeadamente a sua unicidade na enurose nocturna secundária.
Descrição: Tese de doutoramento em Psicologia (Psicologia Clínica) apresentada à Fac. de Psicologia e de Ciências da Educação da Univ.e de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1033
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Doutoramento

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

651
Visto em 10/set/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.