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https://hdl.handle.net/10316/103045
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Antunes, Carlos Alberto Henggeler de Carvalho | - |
dc.contributor.advisor | Pinto, Telmo Miguel Pires | - |
dc.contributor.author | Cabral, Pedro David Quelhas Faria de Sacadura | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-17T22:03:26Z | - |
dc.date.available | 2022-10-17T22:03:26Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-29 | - |
dc.date.submitted | 2022-10-17 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/103045 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia | - |
dc.description.abstract | A quantidade de gases com efeito de estufa que um veículo emite quando viaja é principalmente uma função da sua carga e velocidade, entre vários outros factores, como o comportamento de condução, características da estrada, etc. A redução do consumo de combustível de um veículo é uma forma eficaz de reduzir as emissões de poluentes para a atmosfera. Várias abordagens têm sido propostas na literatura sobre como atingir esse objectivo. O problema Poluição-Rotas é uma variante dos problemas de roteamento verde de veículos que visa minimizar uma função objectivo de custo, compreendendo o custo com o combustível e emissões e custo com a mão-de-obra. O problema consiste em determinar a velocidade e a carga óptimas em cada arco de uma rota, sujeito a restrições de capacidade dos veículos, janelas temporais e tempos de serviço. Nesta dissertação é abordado o problema Poluição-Rotas com entregas e recolhas indiferenciadas, considerando uma rede mista de entregas e recolhas. Foram estudadas as abordagens uni- e bi-objectivo do problema. Na abordagem uni-objectivo são monetizados os impactos económicos e ambientais e é procurada a minimização do seu custo total. Na abordagem bi-objectivo considera-se a minimização das emissões de CO2 e do tempo total de condução. São calculadas soluções eficientes optimizando uma função escalar do tipo e-constraint para o problema bi-objectivo. Os compromissos entre os dois objectivos são analisados. Os modelos foram testados em instâncias de referência adaptadas da literatura e os resultados obtidos são discutidos. | por |
dc.description.abstract | The amount of greenhouse gases a vehicle emits when it travels is mainly a function of its load and speed, among several other factors, such as driving behavior, the road characteristics, etc. Reducing a vehicle’s fuel consumption is an effective way of curbing pollutant emissions to the atmosphere. Several approaches have been proposed in the literature on how to ultimately achieve this goal. The Pollution-Routing Problem is a variant of the green vehicle routing problems which aims at minimizing a cost objective function comprising the cost of fuel and emissions and labor costs. The problem consists of determining the optimal vehicle speed and load on each arc of a route, subject to vehicle capacity constraints, customers’ time windows and service times. In this dissertation, the Pollution-Routing Problem with Mixed Linehauls and Backhauls is addressed, considering a mixed pickup and delivery network. The single- and bi-objective versions of the problem were studied. In the single-objective approach, the economic and environmental impacts are monetized and the minimization of their total cost is sought. In the bi-objective approach, the minimization of the CO2 emissions and the total driving time are considered. Efficient solutions were computed using the scalarizing \varepsilon-constraint technique for bi-objective optimization. The trade-offs between the two objectives are analyzed. The models were tested in benchmark instances adapted from the literature and the results obtained are discussed. | eng |
dc.language.iso | eng | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Problema Poluição-Rotas | por |
dc.subject | Entregas e Recolhas Indiferenciadas | por |
dc.subject | Optimização Bi-objectivo | por |
dc.subject | Técnica e-constraint | por |
dc.subject | Pollution-Routing Problem | eng |
dc.subject | Mixed Linehauls and Backhauls | eng |
dc.subject | Bi-objective Optimization | eng |
dc.subject | e-constraint Technique | eng |
dc.title | The Bi-objective Pollution-Routing Problem with Mixed Linehauls and Backhauls | eng |
dc.title.alternative | O Problema de Optimização Bi-objectivo Poluição-Rotas com Entregas Recolhas Indiferenciadas | por |
dc.type | masterThesis | - |
degois.publication.location | Departamento de Engenharia Mecânica | - |
degois.publication.title | The Bi-objective Pollution-Routing Problem with Mixed Linehauls and Backhauls | eng |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.identifier.tid | 203078381 | - |
thesis.degree.discipline | Ciências de Engenharia Mecânica | - |
thesis.degree.grantor | Universidade de Coimbra | - |
thesis.degree.level | 1 | - |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial | - |
uc.degree.grantorUnit | Faculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Mecânica | - |
uc.degree.grantorID | 0500 | - |
uc.contributor.author | Cabral, Pedro David Quelhas Faria de Sacadura::0000-0002-6436-0799 | - |
uc.degree.classification | 19 | - |
uc.degree.presidentejuri | Moniz, Samuel de Oliveira | - |
uc.degree.elementojuri | Dias, Joana Maria Pina Cabral Matos | - |
uc.degree.elementojuri | Pinto, Telmo Miguel Pires | - |
uc.contributor.advisor | Antunes, Carlos Alberto Henggeler de Carvalho::0000-0003-4754-2168 | - |
uc.contributor.advisor | Pinto, Telmo Miguel Pires | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.languageiso639-1 | en | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado |
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