Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/102907
Title: Definição de um processo de reembalamento de componentes na indústria automóvel
Other Titles: Definition of component repackaging process in the automotive industry
Authors: Pinheiro, Samuel Vaz
Orientador: Moniz, Samuel de Oliveira
Keywords: Logística Interna; Reembalamento; Supermercado; Lean Manufacturing; Internal Logistics; Repackaging; Supermarket; Lean Manufacturing
Issue Date: 22-Nov-2021
Serial title, monograph or event: Definição de um processo de reembalamento de componentes na indústria automóvel
Place of publication or event: Departamento de Engenharia Mecânica
Abstract: Atualmente, os produtos eletrónicos possuem uma elevada importância na indústria automóvel. A sua elevada sensibilidade a agentes contaminadores, exige uma área produtiva limpa para que, sejam mantidos elevados índices de produtividade e qualidade.O presente trabalho, desenvolvido no departamento de Manufacturing Operations da empresa BorgWarner Viana do Castelo, teve como finalidade a projeção de uma operação de reembalamento para os componentes constituintes de um produto eletrónico, cuja área produtiva possui normas de funcionamento específicas.Os principais entraves vincaram-se no embalamento primário das matérias-primas, maioritariamente provindas do continente asiático, cuja embalagem é constituída por cartão que, segundo as normas de funcionamento da área produtiva, não pode ser introduzido na área de produção. Posto isto, desenvolveu-se uma linha de reembalamento em que, primeiramente, se procedeu às alterações físicas, a criação de um layout. Para obter um funcionamento em fluxo contínuo da linha, é fundamental garantir que os processos a montante possuem capacidade para abastecer os processos a jusante. Assim, desenvolveu-se uma metodologia para balancear a linha de reembalamento, no sentido de obter a configuração mais apropriada durante o tempo de produção do heater.Contudo, de forma a tornar a linha de reembalamento mais flexível a anomalias que possam surgir ao longo do tempo produtivo, foi inserido no layout um supermercado de abastecimento, a funcionar como um buffer, com a finalidade de minimizar as probabilidades de possíveis roturas de componentes. Desta forma, definiu-se um stock no supermercado, para os diferentes anos, baseado na procura de componentes por tempo e rota do comboio logístico.Em suma, para que a empresa possa tornar todo o processo mais eficaz, apresentam-se um conjunto de ações de implementação e de melhoria desenvolvidas na presente dissertação.
Nowadays, electronic devices have a huge importance on all of the automotive industry. The high to contaminating agents, requires a clean productive area, so that the highest levels of productivity and quality are maintained.This work, developed while on the Manufacturing Operations department at BorgWarner Viana do Castelo, had as a goal the projection of a repackaging operation for the constituents of an electronic product, whose productive area has very specific norms.The main obstacles were on the primary packaging of the raw material, which comes mostly from Asian Continent whose packaging is made of cardboard material, which according to the norms, cannot be allowed in the production area.That said, a new line of repackaging was developed in which, in first place, physical changes were made and a layout was created. To ensure a continuous flow functioning, it is fundamental to make sure that the primary process are capable of supplying the later processes. That way, a methodology was developed to balance the packaging line, in order to obtain the best configuration during the heater production time.However, in an attempt to make the repackaging line more flexible to abnormalities that might happen over the productive time, a supplying supermarket was inserted in the layout, working as a buffer, with the goal of minimizing the odds of possible ruptures of the components. That way, a stock in the supermarket was defined for the different years, based on the demand of components by time and route of the logistic train.In short, in order for the company to make the whole process more effective, some actions of implementation and improvement developed in this dissertation are hereby presented.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/102907
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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